Herzog Max: Nova vida na listada Karstadt am Stachus!
O projeto redesenhado “Herzog Max” será inaugurado em Karlstor após cinco anos de reforma, reaproveitando o antigo Karstadt Sport.

Herzog Max: Nova vida na listada Karstadt am Stachus!
Em Munique, onde o ar está cheio de emoção e vento fresco, há novidades do centro da cidade. O antigo Karstadt Sport am Karlstor ganhou uma nova vida após anos de vacância. O projeto “Herzog Max” foi inaugurado em 8 de julho de 2025, reinterpretando um edifício classificado que faz parte da paisagem urbana desde 1865. Os investidores do Grupo Wilhelm von Finck, proprietário do edifício, e o desenvolvedor do projeto Accumulata levaram cinco anos para concluir a reforma. O Sul da Alemanha relata que a abertura oficial foi celebrada com importantes representantes políticos, incluindo o Ministro da Construção da Baviera, Christian Bernreiter, a Comissária de Planeamento Urbano, Elisabeth Merk, e o Oficial de Economia de Munique, Christian Scharpf.
No passado, a localização de Stachus havia caído na obscuridade. Depois que a “Karstadt Sports” faliu em 2020, o prédio ficou vazio por muito tempo. O novo rumo para imóveis de uso misto, longe das lojas de departamentos, é um passo importante. Desde abril de 2023, o prédio é a ‘loja carro-chefe’ da marca esportiva New Balance. “Dificilmente nos lembra uma loja de departamentos de esportes”, diz Günter Koller, do Grupo Wilhelm von Finck. Além da New Balance, Herzog Max abriga um escritório de advocacia e o Instituto de Inovação e Concorrência da Sociedade Max Planck, que é o maior locatário com quase 10 mil metros quadrados. Afinal, 95% dos cerca de 14 mil metros quadrados do espaço total já foram alugados, o que mostra que o conceito está em terreno fértil.
Uma nova cara para o centro da cidade
Um aspecto central do redesenho foi o redesenho das escadas e a criação de átrios verdes e terraços acessíveis. Estes elementos modernos pretendem ajudar a criar um ambiente contemporâneo que agrade tanto aos clientes como aos inquilinos. O objetivo da reforma é tornar o centro da cidade mais atraente e dar o exemplo contra a tendência de lojas de departamentos vazias. T on-line salienta que muitos centros das cidades - incluindo Munique - enfrentam grandes desafios e que foram desenvolvidos 14 000 metros quadrados para utilização sustentável.
Além disso, a Herzog-Max-Straße foi modernizada. Aqui, novas árvores, pavimentação fresca e áreas de consumo ao ar livre para futuros restaurantes encontram o toque histórico do distrito. Estes investimentos não visam apenas uma nova coexistência de vida e trabalho, mas também uma paisagem urbana atraente que deverá oferecer aos residentes de Munique e aos seus visitantes um lugar para se sentirem bem. Em vez das portas sem rosto dos grandes armazéns, existem agora entradas modernas que despertam a curiosidade e convidam a permanecer.
Com a inauguração do Herzog Max, a cidade de Munique dá mais um passo em direção ao futuro. Idéias inovadoras sobre o tema do uso sustentável devem servir de modelo para outras cidades do interior. Os sinais apontam para mudança e progresso – para Munique e para os seus cidadãos.