Ottobrunn no caos aquático: disputa de um milhão de dólares aumenta após cano estourar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O encanamento de água em Ottobrunn quebra após a entrega das concessionárias municipais de Munique. Prefeito critica demandas e situação da rede.

Wasserleitung in Ottobrunn bricht nach Übergabe von Stadtwerken München. Bürgermeister kritisiert Forderungen und Netz-Zustand.
O encanamento de água em Ottobrunn quebra após a entrega das concessionárias municipais de Munique. Prefeito critica demandas e situação da rede.

Ottobrunn no caos aquático: disputa de um milhão de dólares aumenta após cano estourar!

Um inesperado rompimento de cano na Kleiststrasse trouxe à tona a situação em torno da rede de água em Ottobrunn. No início de julho, apenas um dia após a entrega do sistema de tubulações da Stadtwerke München (SWM) à nova empresa de abastecimento de água do município, a água vazou e causou danos significativos. O prefeito Thomas Loderer (CSU) descreve a demanda das concessionárias municipais de cerca de quatro milhões de euros para o fornecimento do sistema de tubulação como um "preço pedido exorbitante", enquanto o preço final precisa agora ser esclarecido em tribunal, como o Alemães do Sul relatado.

Depois que as concessionárias municipais abasteceram a parte leste de Ottobrunn com água potável até o final de junho de 2023, a empresa local assumiu o abastecimento de água desde o início de julho, incluindo as residências no leste. A mudança técnica ocorreu sem problemas. No entanto, existem preocupações sobre a idade e o estado da rede de tubagens, especialmente após a recente fuga descoberta durante inspeções intensivas.

Disputas legais e declarações críticas

Loderer enfatiza que a condição da rede de gasodutos não é suficientemente apreciada pela SWM. Particularmente preocupante é a descoberta de outro vazamento causado por corrosão e um furo em um tubo de ferro fundido. Embora as concessionárias municipais não comentem as condições das tubulações ou as reclamações, o município espera que os fatos da disputa judicial com as concessionárias municipais sejam rapidamente esclarecidos Mercúrio destaques.

Além disso, ocorreram mais dois rompimentos de tubulações em um curto período de tempo na Putzbrunner Strasse e Ludwig-Thoma-Strasse, que também foram reparados pela SWM. As preocupações do prefeito com o bombeamento de alta pressão, que pode ser responsável pelos vazamentos, estão na sala. “Não há motivo para preocupação com novos vazamentos”, garante Loderer, mas o estado das tubulações é difícil.

Investir no futuro da infraestrutura hídrica

Outra questão que afecta a gestão da água em toda a Alemanha é o investimento necessário em infra-estruturas. De acordo com um relatório publicado recentemente pela Associação de Empresas Municipais (VKU), serão necessários investimentos no valor de centenas de milhares de milhões até 2045 para manter o abastecimento de água e a eliminação de águas residuais. O investimento actual de cerca de 10 mil milhões de euros por ano deve aumentar para uma média de 40 mil milhões de euros por ano para adaptar a infra-estrutura às alterações climáticas e prolongar a sua vida útil, relata VKU.

A situação em Ottobrunn é um exemplo entre muitos e mostra os desafios que não só a comunidade mas também todo o sector da gestão da água enfrenta. É urgentemente necessário um planeamento atempado e cuidadoso, tanto em Ottobrunn como noutros municípios, a fim de evitar problemas futuros e garantir o abastecimento de água às nossas regiões com a habitual elevada qualidade.