Munique está comemorando: Milla Café no Gasteig com música ao vivo e diversão italiana!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Milla Café abre no Glockenbachviertel no dia 14 de setembro, apoiado por criativos e artistas locais.

Im Glockenbachviertel eröffnet das Milla Café am 14. September, unterstützt von lokalen Kreativen und Künstlern.
O Milla Café abre no Glockenbachviertel no dia 14 de setembro, apoiado por criativos e artistas locais.

Munique está comemorando: Milla Café no Gasteig com música ao vivo e diversão italiana!

O Gasteig de Munique reabriu as portas e atrai visitantes com uma nova oferta gastronómica que conta não só com praça de alimentação, mas também com música ao vivo. A novidade na oferta é o Milla Café, que fechou em julho como sucessor da Cozinha Comunitária. O Milla Café é administrado pela equipe do popular Milla Club de Glockenbachviertel, onde o diretor-gerente Gerd Baumann tomou a decisão pelo café com uma abordagem igualmente espontânea em relação ao clube. Seu parceiro de cooperação, Hofmann, da administração da Fat Cat, forneceu a área de catering no térreo. Junto com Peter Brugger, vocalista do Sportfreunde Stiller, eles trabalham em um conceito que não só oferece comida fresca todos os dias, mas também serve como ponto de encontro cultural. Baumann declarou o café uma tentativa política de criar espaços criativos para artistas.

No entanto, os desafios que o Milla Café enfrenta não devem ser subestimados. A ocupação anterior, a Cozinha Comunitária, teve de encerrar após apenas quatro meses, e as preocupações com os clientes que frequentam o local permanecem. Baumann aposta ainda mais num ambiente convidativo e no envolvimento de inquilinos e pessoas criativas no Gasteig que podem participar ativamente no que está acontecendo.

Conceito gastronômico e horário de funcionamento

O Milla Café planeja começar com croissants e sanduíches e eventualmente passar a oferecer pratos simples. A aposta, em particular, no clássico café italiano a preços atractivos - um expresso deve custar no máximo dois euros - poderá saciar a fome de uma acolhedora festa do café. Durante a semana o café está aberto das 10h00 às 18h00, enquanto nas noites de fim-de-semana as portas estão abertas até às 22h00. A inauguração oficial do café está marcada para 14 de setembro, seguida de uma grande festa de inauguração em outubro com música ao vivo.

Embora a cena gastronómica de Munique enfrente desafios, todo o Gasteig ainda está em processo de profunda renovação. Esta medida, iniciada em 2015, pretende preparar o centro cultural para o futuro. A necessidade de renovação surge da obsolescência técnica das inúmeras instalações do edifício. Mais de 150.000 visitantes por mês tornam a infra-estrutura tão exigente que uma renovação completa da tecnologia foi vista como a única solução sensata. Os custos totais de construção estão estimados em cerca de 710 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal já aprovado a resolução correspondente em dezembro de 2023.

Desafios para a indústria da restauração

Um café num centro cultural como o Gasteig poderia potencialmente apoiar a revitalização do centro da cidade, como mostra um estudo do IFH KÖLN, que identifica a gastronomia como um factor central na revitalização dos centros das cidades alemãs. Experiências gastronómicas e ambientes convidativos são destacados como importantes motivos que atraem pessoas à cidade. No entanto, os desafios actuais, como a escassez de trabalhadores qualificados e as rendas elevadas, contribuem para a incerteza na indústria, que Baumann e a sua equipa não devem perder de vista.

Ao combinar gastronomia e cultura, o Milla Café em Gasteig poderá criar uma nova atração que atraia tanto residentes de Munique como visitantes de todo o mundo. O entusiasmo pela boa comida num ambiente criativo poderia ajudar o Gasteig a continuar a ser um ponto de encontro popular, mesmo durante o período de renovação. Resta saber se será possível aproveitar as vantagens da gastronomia para o centro da cidade.