Grande revolução ferroviária: Novos trens para a rota Munique-Praga a partir de 2031!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique planeia novas ligações ferroviárias para Praga a partir de 2031, incluindo desafios técnicos e ajuda financeira da UE.

München plant neue Zugverbindungen nach Prag ab 2031, darunter technische Herausforderungen und EU-Finanzhilfe.
Munique planeia novas ligações ferroviárias para Praga a partir de 2031, incluindo desafios técnicos e ajuda financeira da UE.

Grande revolução ferroviária: Novos trens para a rota Munique-Praga a partir de 2031!

Boas notícias para todos os viajantes entre Munique e Praga! A partir de 2031, os viajantes e turistas poderão contar com uma nova e moderna ligação ferroviária que ligará diretamente as duas cidades. Alto Mercúrio A nova ligação percorrerá um percurso de 440 quilómetros e visa reduzir significativamente o tempo de viagem e aumentar o conforto.

No entanto, resta um pequeno problema: o primeiro concurso para os novos veículos, que deveriam estar nos carris a partir de 2028, fracassou. Os dois países precisam agora de apoio financeiro da UE com ainda maior urgência para recuperar o tempo perdido. O Ministro dos Transportes da Baviera, Christian Bernreiter (CSU), sublinha a importância desta ligação direta para o tráfego ferroviário Bávaro-Tcheco e está otimista de que o novo concurso possa começar no final de 2025, com um contrato a ser adjudicado em meados de 2027, no mínimo.

Desafios técnicos

A ligação ferroviária entre os dois países tem requisitos técnicos próprios. Os trens não só precisam dominar trechos não eletrificados, mas também devem ser adequados para três sistemas de energia diferentes. Do lado checo é uma rota de longa distância, enquanto o lado bávaro é concebido como uma ligação de transporte local. O presente plano poderia, portanto, representar uma solução ideal para os viajantes que agora têm de mudar para outros sistemas de transporte sem terem de mudar.

Mas isso não é tudo! A partir de maio de 2026 haverá uma ligação direta de Praga a Copenhaga com escalas importantes em Dresden, Berlim e Hamburgo. Estes novos planos de expansão sublinham a vontade de ambos os países de promover o intercâmbio entre as nações e de desenvolver de forma sustentável a infra-estrutura.

Munique – A capital da Baviera

Você sabia que Munique não é apenas a terceira maior cidade da Alemanha, mas também tem uma enorme influência internacional? Com mais de 1,6 milhão de habitantes e cerca de 3 milhões na região metropolitana, a cidade é um verdadeiro ímã para pessoas de todo o mundo. Esta diversidade reflecte-se não só na população, mas também na economia. Munique é a cidade mais rica da UE em termos de PIB per capita e um centro de inovação, tecnologia e turismo. Grandes empresas como a BMW e a Allianz SE, que impulsionam a economia da Baviera, estão aqui sediadas.

Munique também tem muito a oferecer culturalmente. Conhecida pela sua arquitetura impressionante, locais históricos como a Frauenkirche e a agitação da Marienplatz, a cidade é um ponto de encontro para os entusiastas da arte e da cultura. Ano após ano, a cidade também é palco do maior festival de cerveja do mundo, a Oktoberfest, que reúne mais de seis milhões de visitantes de todo o mundo.

Com um sistema de transporte público de primeira classe, incluindo metrô, S-Bahn, bondes e ônibus, é fácil explorar a cidade e seus arredores. A Estação Central de Munique é uma das estações ferroviárias mais movimentadas da Alemanha, recebendo cerca de 450.000 passageiros todos os dias.

Ainda há muito a fazer antes do início do ano de 2031 e dos novos trens finalmente entrarem nos trilhos. Mas uma coisa é certa: a espera valerá a pena tanto para os visitantes de Munique como para os visitantes de Praga!