O Grande Ladrão de Bonecas: Retorno raro depois de mais de 100 anos!
Avistamentos do maior predador de pupa em Bogenhausen e no sul da Baviera depois de mais de 100 anos: um besouro útil retorna.

O Grande Ladrão de Bonecas: Retorno raro depois de mais de 100 anos!
O grande ladrão de pupas (Calosoma sycophanta) celebrou um retorno emocionante no sul da Baviera! BR.de relata que o besouro foi avistado em várias áreas nas últimas semanas, incluindo Lohwälder no noroeste de Munique, Bogenhausen, Freising e Landshut. Este retorno é particularmente notável porque a última evidência na Alemanha data de há mais de 100 anos - para ser exacto, de 1906!
O grande ladrão de pupas tem uma aparência marcante: com seu pronoto azul-metálico cintilante e carapaça dourada brilhante, quase lembra uma pequena joia da natureza. Com um tamanho de 17 a 28 milímetros, este besouro come lagartas e pupas de borboletas e é, portanto, um verdadeiro inseto benéfico. À medida que o aumento das mariposas ciganas e processionárias do carvalho se tornou um problema na região, o besouro assumiu um papel importante no equilíbrio ecológico. Essas lagartas podem não só danificar árvores como carvalhos e carpas, mas também causar alergias - fato que se deve às mudanças climáticas, que favorecem essas florações.
Proteção do Estado e o retorno do Grande Ladrão de Bonecas
O Instituto Estatal de Silvicultura e Silvicultura da Baviera (LWF) pede aos cidadãos que relatem avistamentos do besouro desde 2018. Um apelo que já mostrou sucesso inicial: descobertas confirmadas foram feitas tanto num jardim em Bogenhausen como num Lohwald em Moosach. Os avistamentos não são apenas emocionantes, mas também meticulosamente documentados. Por exemplo, um mapa das descobertas será publicado em breve na Internet para melhor entender a distribuição do Grande Ladrão de Bonecas.
Curiosamente, não é apenas o Grande Ladrão de Bonecas que está causando agitação; O pequeno ladrão de pupas (Calosoma inquisitor) também foi avistado ocasionalmente, embora esta espécie permaneça rara no sul da Baviera. A LWF pede que você relate avistamentos com imagens e localizações exatas para melhor registrar esta espécie. Ambas as espécies têm um período movimentado na primavera e são encontradas principalmente de maio a junho.
Besouros como insetos benéficos – uma parte importante do ecossistema
Os besouros não só contribuem para a natureza através dos seus hábitos alimentares, mas também colonizam quase todos os habitats da Terra e desempenham vários papéis no equilíbrio natural. Como Conhecimento do planeta explica, os besouros se alimentam de diferentes tipos de alimentos - sejam vegetais ou animais. Freqüentemente, atuam como controladores biológicos de pragas. Por exemplo, as joaninhas comem até 40.000 pulgões durante a vida, enquanto outras espécies, como o besouro do fogo, comem larvas do besouro da casca.
O regresso do grande predador pupa no sul da Baviera não é apenas um sinal da resiliência da natureza, mas também uma oportunidade para todos nós aprendermos mais sobre os diversos e muitas vezes invisíveis heróis da natureza e protegê-los. Portanto, qualquer pessoa que descubra um destes besouros úteis não deve hesitar em documentar a sua aparência - podemos estar a viver um renascimento desta espécie fascinante!