Söder traz a sensação da Oktoberfest para Berlim com Spider Murphy Gang!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 10 de setembro de 2025, Markus Söder abre a Oktoberfest de Munique, em Berlim, com cerveja, culinária bávara e uma declaração política.

Am 10.09.2025 eröffnet Markus Söder in Berlin das Münchner Oktoberfest mit Bier, bayerischer Küche und politischem Statement.
Em 10 de setembro de 2025, Markus Söder abre a Oktoberfest de Munique, em Berlim, com cerveja, culinária bávara e uma declaração política.

Söder traz a sensação da Oktoberfest para Berlim com Spider Murphy Gang!

Em Berlim, a tradição da Oktoberfest de Munique é celebrada de uma forma pouco convencional. Em 10 de setembro de 2025, o governo do estado da Baviera convidou as pessoas para um evento especial intitulado “Início da Oktoberfest de Munique em Berlim” no Tipi, um local encantador para concertos e eventos não muito longe da Chancelaria. Cerca de 1.200 convidados, entre políticos, representantes administrativos, associações e numerosos meios de comunicação social, desfrutaram ali de uma noite variada.

Markus Söder, Primeiro-Ministro da Baviera, abriu o evento com a visão pitoresca de que devemos celebrar celebrações, mesmo em tempos difíceis. Um destaque especial foi a atuação do Spider Murphy Gang, que Söder descreveu como sua “banda favorita”. O acompanhamento musical, que ia da tradicional música de metais ao rock, criou um clima exuberante na grande barraca de cerveja, construída especialmente para o evento. Comidas e bebidas típicas da Baviera como cerveja, vinho da Francônia, frango frito, Leberkäs e Kaiserschmarrn foram servidas nas mesas e convidadas a saborear.

Política e Oktoberfest

Como convém a um evento de tamanha relevância, a política também foi o foco principal da noite. Söder deixou a batida do primeiro barril para o chefe da Chancelaria do Estado, Florian Herrmann, e recebeu convidados de destaque como a presidente do Bundestag, Julia Klöckner e Jens Spahn, que aceitaram as primeiras canecas da cerveja tradicional da Oktoberfest, com teor alcoólico de 6,3%. Söder aproveitou a oportunidade para expressar pontos políticos contra Berlim e os Verdes, especialmente no que diz respeito à equalização financeira do Estado e à preferência pela comida vegetariana.

Mas os preços da Oktoberfest também continuaram sendo o tema da noite. Söder enfatizou que está empenhado em manter o evento acessível a todos os cidadãos. Neste contexto, chamou-se a atenção para a redução temporária do IVA sobre os alimentos na indústria da restauração de 19 para 7 por cento durante a pandemia, que foi prorrogada até ao final de 2023. No entanto, ainda não está claro como será o regulamento posteriormente.

Um olhar para o passado

As raízes da Oktoberfest são antigas; remontam a 1810, quando foi celebrado o casamento do Príncipe Regente Ludwig da Baviera e da Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. A ideia do primeiro grande festival, depois uma corrida de cavalos, partiu de Andreas Michael Dall'Armi, membro da Guarda Nacional da Baviera. As celebrações do casamento, que duraram de 12 a 17 de outubro, terminaram com uma corrida espetacular no então conhecido como “Theresienwiese”.

Todos os anos, a Oktoberfest atrai entre seis e sete milhões de visitantes que apreciam o festival em todo o seu esplendor e tradição. É um evento que, como sublinhou Söder em Berlim, é mais importante do que nunca, apesar dos desafios actuais - o sentimento de comunidade na Oktoberfest persistiu.

Neste sentido, a antecipação do festival, que abre portas em Munique dentro de algumas semanas, torna-se cada vez mais tangível. Mais uma vez, a Oktoberfest torna-se um local de encontros sociais, delícias culinárias e tradição bávara que se irradia muito além das fronteiras de Munique.

Você pode saber mais sobre o evento em Berlim e os aspectos políticos da Oktoberfest em Jornal noturno e Dia da Francônia. A história e a tradição da Oktoberfest estão em alta Oktoberfest.de para ler.