Munique celebra o CSD: desfile colorido e mensagens fortes para a diversidade!

Munique celebra o CSD: desfile colorido e mensagens fortes para a diversidade!
Em 28 de junho de 2025, centenas de milhares de pessoas celebraram o Dia da Rua Munique de Christopher (CSD) sob o lema "Liberté, Diversy, queerité". Sob sol brilhante, os participantes passaram pelas ruas da capital da Baviera e estabeleceram um forte sinal de liberdade e diversidade., embora o número de participantes tenha sido um pouco menor em cerca de 250.000 do que no ano anterior, o humor era positivo e colorido. Até o final da tarde, a polícia teve apenas um acidente no qual um participante ficou ferido. Um total de 200 grupos foram representados no trem, enquanto os espectadores aplaudiram alto e alegremente pegou doces e folhetos. Slogans como "Amor é amor!" e "Eu sou o que sou!" foram lidos nos pôsteres e a importância do evento foi destacada por muitos palestrantes.
Um dos destaques do CSD foi que o prefeito de Munique, Dieter Reiter, liderou o trem. Em seu discurso, ele enfatizou o compromisso da cidade com a discriminação. O segundo prefeito Dominik Krause (verdes) também chamou a atenção para a importância da solidariedade contra o ódio. O aumento dos ataques à comunidade LGBTIQ*na Alemanha é alarmante: 289 incidentes foram relatados na Baviera em 2024-59 a mais do que no ano anterior. CSD Munich, entre outras coisas, chamadas de Protection of the Offronsth.
O CSD em Munique não é apenas um festival colorido, mas também um importante ato político. As semanas do evento que já começaram em 14 de junho incluíram mais de 80 eventos, e o próprio desfile político ofereceu espaço para novos participantes, como a iniciativa "avós contra a direita". Alexander Kluge, diretor administrativo do CSD, enfatizou a importância de tais eventos para a liberdade e a democracia. Ao mesmo tempo, foi enfatizado no contexto dos direitos globais LGBTIQ*que as pessoas queer estão sob pressão maciça em muitos países como Hungria e Ucrânia, e essa solidariedade é necessária. A aceitação social em relação à pessoa LGBTIQ*ainda está pendente. Segundo uma pesquisa, 78% dos alemães apóiam a proteção de lésbicas, gays e bissexuais contra a discriminação, enquanto 71% promovem o casamento para os homossexuais. Ao mesmo tempo, um relatório mostra que muitas pessoas trans* são severamente discriminadas e, de acordo com estudos, 55% da população percebem essa forma de discriminação como pronunciado. Bleiben Sie informiert: Jeden Abend senden wir Ihnen die Artikel des Tages aus der Kategorie Muenchner freiheit – übersichtlich als Liste. Um forte sinal para a comunidade
Details | |
---|---|
Ort | Münchner Freiheit, 80336 München, Deutschland |
Quellen |