Pentecostes será histórico: conheça os moinhos da Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 9 de junho de 2025, diversas fábricas em toda a Alemanha abrirão para o Dia do Moinho Alemão. Experimente o artesanato e as tradições culturais!

Am 9. Juni 2025 öffnen zahlreiche Mühlen in ganz Deutschland zum Deutschen Mühlentag. Erleben Sie Mühlenhandwerk und kulturelle Traditionen!
No dia 9 de junho de 2025, diversas fábricas em toda a Alemanha abrirão para o Dia do Moinho Alemão. Experimente o artesanato e as tradições culturais!

Pentecostes será histórico: conheça os moinhos da Alemanha!

No dia 9 de junho de 2025 será aquela época novamente: o Dia do Moinho Alemão está chegando e abrirá as portas de cerca de 650 moinhos históricos em toda a Alemanha. Este dia de ação acontece todos os anos na segunda-feira de Pentecostes e oferece uma oportunidade maravilhosa de conhecer de perto o antigo comércio de moagem e o patrimônio cultural do moinho. Como relata a NDR, muitos dos moinhos de vento e água renovados no norte da Alemanha serão vistos em ação.

O Dia do Moinho Alemão foi fundado há 30 anos e o primeiro ocorreu em 1994. A iniciativa foi inspirada em eventos regionais de moinhos na década de 1990 e desde então se tornou parte integrante da vida do moinho. A Sociedade Alemã para Ciência de Moagem e Conservação de Moinhos (DGM) e.V. organiza este dia e garante que os operadores dos moinhos tenham a oportunidade de colocar em funcionamento os seus processos de moagem, oferecer visitas guiadas e organizar celebrações. Muitos visitantes podem esperar insights emocionantes sobre o artesanato antigo, que já desempenhou um papel central em muitas aldeias.

Moinhos para todos os interesses

Na Baixa Saxônia, onde o Dia do Moinho é particularmente comemorado, cerca de 800 moinhos de água e 600 moinhos de vento foram preservados - muitos dos quais podem ser visitados no Dia do Moinho. Os destaques incluem: Post mill em Hermann-Löns-Park em Hanover e o moinho de água do museu do moinho em Moisburg. O moinho Paula em Steinhude e o Museu Internacional do Moinho em Gifhorn com os seus 13 moinhos de diferentes países também prometem experiências interessantes.

Mas a oferta também é extensa em outros estados federais. Vários moinhos são inaugurados em Schleswig-Holstein, incluindo o moinho de vento Renata em Schwensby e o “Wedding Mill” em Wenningstedt. Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental convida você a visitar 22 moinhos históricos, incluindo o moinho em Schwerin e o moinho municipal em Malchow. Também há muito para descobrir para os hóspedes de Hamburgo: a Rieck House e o Riepenburger Mühle, o maior e mais antigo moinho de Hamburgo, são apenas alguns dos moinhos participantes na cidade hanseática.

Preparação e segurança

Organizar o Mill Day também requer uma certa preparação. Por exemplo, o DGM subscreveu um seguro de responsabilidade civil de grupo para as fábricas participantes, que cobre tanto as operações da fábrica como os riscos de segurança rodoviária. No entanto, isto só se aplica aos membros das associações regionais. Para atrações adicionais, como passeios de pônei ou de carruagem, os organizadores devem garantir que possuem um seguro de responsabilidade civil válido para cavalos, conforme recomenda Gotthard Peithmann, representante da LVM Insurance.

Os visitantes que desejam experimentar o toque único dos moinhos históricos e o fascínio do artesanato do moleiro não devem perder o Mill Day. Informações sobre as usinas participantes podem ser encontradas no site do DGM. Esperemos por um dia colorido, cheio de tradição e diversão!