Ratskeller fecha: Os Verdes estão planejando um novo clube cultural para os jovens de Munique!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique planeja usar temporariamente o Ratskeller como clube municipal até que seja reformado. O que vem a seguir?

München plant die Zwischennutzung des Ratskellers als städtischen Club bis zur Sanierung. Was kommt als Nächstes?
Munique planeja usar temporariamente o Ratskeller como clube municipal até que seja reformado. O que vem a seguir?

Ratskeller fecha: Os Verdes estão planejando um novo clube cultural para os jovens de Munique!

O Ratskeller de Munique fechará no final do ano. O senhorio Peter Wieser está se aposentando depois de muitos anos e uma era está chegando ao fim. Mas o que vem a seguir? A Câmara Municipal enfrenta agora a questão: o que acontece a seguir com as instalações? A facção municipal da Lista Verde e Rosa não quer aceitar esta incerteza e colocou uma proposta interessante sobre a mesa.

O foco está na ideia de usar o Ratskeller como clube municipal ou espaço cultural até a reforma geral planejada da prefeitura em 2032. Uma aplicação correspondente para desenvolver um conceito de uso está sendo preparada em colaboração com o departamento “Moderação da Noite” (MoNa). O objetivo é claro: criar um espaço criativo para os jovens da cidade que atenda não apenas a interesses comerciais, mas também de caridade. Clara Nitsche, do Partido Verde, sublinha: “É preciso haver mais espaço para os jovens em Munique!”, enquanto as abóbadas da casa com cerca de 150 anos também são ideais para festas, concertos e eventos não comerciais.

Posições políticas sobre o novo conceito

A discussão sobre o uso futuro já está a todo vapor. Manuel Pretzl da CSU e dos Eleitores Livres é a favor do uso gastronômico e gostaria que o Ratskeller continuasse sendo uma pousada. Embora considere um clube melhor do que um espaço vazio, ele está cético sobre se o uso exclusivo durante a noite (por exemplo, para festas) faz sentido. O SPD, por outro lado, é fundamentalmente contra a sugestão de um clube e gostaria primeiro de encontrar um novo anfitrião. A líder do grupo parlamentar do SPD, Anne Hübner, sublinha que a procura de alternativas só deve ser discutida depois de um conceito gastronómico falhado.

Sim ou não ainda parece ser uma questão em aberto no momento, mas uma coisa é certa: a vacância do cofre tombado, que ameaça ser evitada sem um novo uso, deve ser evitada com urgência. A cidade poderia assim colmatar uma lacuna valiosa na paisagem cultural e de clubes de Munique.

KulturRaum Munique como exemplo

A participação cultural não é apenas um slogan para os Verdes, mas uma preocupação central de numerosas iniciativas em Munique. É assim que ele se senta também Espaço Cultural de Munique garantir que a cultura seja acessível a todos. Seja arranjando ingressos doados para pessoas de baixa renda ou através de nossas próprias ofertas de envolvimento, estamos trabalhando aqui para ajudar a moldar a cultura da cidade.

No dia 15 de outubro, foi realizada uma campanha especial no âmbito desta iniciativa: foram feitos corações de desejo para o KulturWunschBaum com o objetivo de formular desejos pessoais para a cultura. Acções como esta poderiam ser continuadas num novo local como Ratskeller, a fim de dar espaço à diversidade cultural de Munique.

Portanto, será emocionante ver o rumo que a discussão sobre o Ratskeller tomará. Uma coisa é certa: a população de Munique está atenta aos acontecimentos e irá certamente envolver-se nas discussões. Os sinais são bons para uma vida cultural animada nos antigos cofres de Ratskeller - se a cidade decidir em conjunto e rapidamente uma solução.