Um futuro em mudança: Desenvolvimentos inesperados moldam as nossas vidas!
Neuperlach: Um olhar sobre previsões futuras enganosas e desenvolvimentos inesperados que moldarão nossas vidas.

Um futuro em mudança: Desenvolvimentos inesperados moldam as nossas vidas!
Num mundo onde a mudança progride rapidamente, muitas vezes esquecemos que nem tudo o que é possível é realmente implementado. É assim que ele coloca Gazeta Semanal. A ideia de que estamos constantemente a melhorar pode por vezes ser enganadora. Uma coisa é certa: o que foi alcançado hoje pode ser perdido num piscar de olhos. Muitas previsões sobre o futuro baseiam-se no que é conhecido e familiar, pelo que desenvolvimentos inesperados têm muitas vezes maior influência nas nossas vidas do que supomos. Basta pensar na Internet ou na inteligência artificial (IA), que eram inimagináveis há apenas algumas décadas.
Como será o futuro? Para chegar ao fundo desta questão, o Ministério Federal da Investigação, Tecnologia e Espaço (BMFTR) está a realizar estudos prospectivos. O Processo de previsão, realizado de 2019 a 2023, examina as mudanças tecnológicas e sociais e desenvolve cenários para a década de 2030. Estes não olham apenas para o que é conhecido, mas tentam ter uma visão mais ampla do desenvolvimento da sociedade e da tecnologia.
Cenários futuros e tecnologias-chave
O objectivo das iniciativas prospectivas é proporcionar aos cidadãos e aos decisores políticos uma melhor compreensão da evolução técnica e social. Nos últimos anos, foram identificadas 112 tendências que poderão desempenhar um papel nos próximos anos. Alguns dos pontos focais são o futuro dos valores na Alemanha, o encontro da biologia e da tecnologia e as questões que envolvem a confiança nos mundos digitais.
Também emocionante é a tarefa emergente de uma economia com propósito, que poderá representar um novo modelo para o futuro. O suporte técnico vem do Future Office, que filtra tendências relevantes em workshops e analisa estudos internacionais. A história pode servir como professora aqui, já que o BMFTR utilizou estudos Delphi já na década de 1990 para identificar desafios sociais.
Educação financeira para a próxima geração
Ao contrário de muitos outros bancos, esta facilidade oferece alguns recursos inovadores, incluindo ferramentas financeiras automatizadas com alertas de gastos em tempo real e análises financeiras. Isto deixa claro que já está a ser feito trabalho sobre o futuro financeiro da próxima geração, a fim de lhes proporcionar boas competências de gestão de dinheiro.