Sausalitos fecha filiais na Baviera: 33 localidades já estão fechadas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Sausalitos pede falência e fecha localidades na Baviera, incluindo Pasing. Que consequências isso tem para os funcionários?

Sausalitos stellt Insolvenzantrag und schließt Standorte in Bayern, darunter Pasing. Welche Folgen hat das für die Mitarbeiter?
Sausalitos pede falência e fecha localidades na Baviera, incluindo Pasing. Que consequências isso tem para os funcionários?

Sausalitos fecha filiais na Baviera: 33 localidades já estão fechadas!

A popular rede de restaurantes e bares de coquetéis Sausalitos sofreu um grande golpe e enfrenta mudanças radicais. O pedido de falência foi apresentado em março de 2025, o que não é exatamente o ideal no meio da alta temporada turística. A empresa é há muito tempo um destino popular para sua comida e coquetéis mexicano-americanos, mas os desenvolvimentos recentes agora lançam sombras sobre o futuro da marca. Alto Mercúrio Sausalitos fecha vários locais na Alemanha. Embora existissem 46 filiais no início de janeiro de 2024, atualmente existem apenas 17. Existem atualmente seis locais restantes na Baviera, três dos quais estão em Munique: Pasing, Sonnenstraße e Tal. Existem também filiais em Augsburg, Nuremberg e Regensburg.

Notícias particularmente tristes chegaram ao cenário da restauração em Passau e Landshut, onde as filiais tiveram de fechar definitivamente. Estas decisões foram anunciadas através das páginas do Instagram dos respetivos restaurantes. Neste momento não está claro se existe o risco de novos encerramentos na Baviera. O que acontecerá a seguir com os funcionários dos locais fechados também permanece incerto. A empresa ainda não se disponibilizou para maiores informações.

Causas da crise

Quais são as razões deste declínio gradual? Estados BR que o declínio no número de hóspedes está relacionado com a pandemia corona e com uma fraqueza económica de longo prazo na Alemanha. O administrador provisório de insolvência, Michael Schuster, está agora a tentar manter as operações e procura activamente um investidor que possa trazer novo capital para a cadeia.

Outro desafio foi a mudança de comportamento dos clientes, que muitas vezes relutavam em ir aos restaurantes após os confinamentos. A introdução de regulamentos como a exigência de máscara também resultou em menos convidados. O IVA reduzido, que foi temporariamente reduzido para 16%, não pode compensar as lacunas, uma vez que a taxa normal de 19% se aplica novamente a partir de 1 de janeiro de 2024. O nível de vendas de muitos donos de restaurantes na Alemanha ainda não atinge os níveis anteriores à pandemia.

Um olhar para o futuro

Esta é uma mudança drástica para o grupo Sausalitos. A falta de receitas não só prejudicou as operações da cadeia, mas também afetou mais de 1.000 funcionários. No entanto, estes estão cobertos pelo dinheiro da insolvência até ao final de Maio, o que pelo menos oferece algum alívio na situação actual. Os locais operados por franqueados não são diretamente afetados pela falência, o que pode trazer esperança para algumas empresas.

A história de Sausalitos, que começou em Ingolstadt em 1994, é, portanto, ofuscada por um destino incerto. O fundador da empresa, Thomas Hirschberger, abriu o primeiro restaurante e vendeu a rede para investidores em 2014. Naquela época, a rede parecia estar firmemente estabelecida e muito popular, mas agora está lutando pela sobrevivência. Ainda não se sabe se os Sausalitos conseguirão sair desta crise, mas está claro que é um rude despertar para muitos dos fãs da rede.