Munique está enfrentando isso: Nova estratégia de fornecimento de calor para a Schwabing & Co.

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique está a planear workshops sobre fornecimento de calor sustentável em Nymphenburg, Schwabing e Harlaching. Participação gratuita.

München plant Workshops zur nachhaltigen Wärmeversorgung in Nymphenburg, Schwabing und Harlaching. Teilnahme kostenlos.
Munique está a planear workshops sobre fornecimento de calor sustentável em Nymphenburg, Schwabing e Harlaching. Participação gratuita.

Munique está enfrentando isso: Nova estratégia de fornecimento de calor para a Schwabing & Co.

A cidade de Munique enfrenta um desafio significativo: o fornecimento de calor sustentável aos seus cidadãos deverá ser elevado a um novo nível. Um novo e abrangente plano de aquecimento estabelece as bases para isto e oferece uma estratégia clara na maioria dos distritos, enquanto alguns distritos ainda têm “pontos brancos”. No entanto, nos distritos de Nymphenburg, Schwabing e Harlaching, estas lacunas são o maior problema tz relatado.

Para colmatar os conceitos que faltam nestas áreas, a cidade está a planear vários workshops onde residentes, proprietários e outros interessados ​​possam desenvolver soluções em conjunto. As datas já foram definidas:

  • **Münchner Freiheit, Schwabing:** 15. Juli, 17-19 Uhr, Erlöserkirche, Anmeldung bis 10. Juli.
  • **Hochleite/Theodolindenplatz, Harlaching:** 22. Juli, 18:30-20:30 Uhr, Pfarrei Maria Immaculata, Anmeldung bis 17. Juli.
  • **Südliches Schlossrondell, Nymphenburg:** 23. Juli, 17-19 Uhr, Maria-Ward-Gymnasium, Anmeldung bis 18. Juli.

A participação nos workshops é gratuita, mas é necessária inscrição via email. A área de teste em Schwabing, também conhecida como Münchner Freiheit, compreende 34 blocos de edifícios com cerca de 6.500 residentes. O aquecimento a gás natural ainda domina aqui, enquanto a renovação energeticamente eficiente tornaria possível que até metade dos edifícios fossem abastecidos com bombas de calor.

Os desafios nas áreas de teste

Mas o que acontece nas outras áreas de teste? Em Nymphenburg, cerca de 2.000 pessoas vivem em seis blocos de edifícios fortemente protegidos como monumentos históricos. O aquecimento aqui é atualmente predominantemente a gás natural. Uma mudança para bombas de calor poderia actualmente ser considerada para 30% dos edifícios e, após a renovação, o objectivo é mesmo de 80%.

A área de teste Hochleite/Theodolindenplatz em Harlaching tem cerca de 450 habitantes e é caracterizada por um alto nível de proteção de monumentos. Aqui, 50% dos edifícios são adequados para bombas de calor. Após renovações para poupança de energia, a proporção poderá aumentar para 75 por cento, com o aquecimento a gás natural predominando aqui também.

O caminho para a transição térmica

Com o seu plano de aquecimento, a cidade de Munique segue a estratégia de garantir que o fornecimento de calor provirá principalmente de fontes renováveis ​​no futuro. No futuro, os sistemas de aquecimento recentemente construídos deverão gerar pelo menos 65% do calor a partir de energias renováveis ​​ou de calor residual inevitável. No entanto, isto inicialmente não se aplica a edifícios existentes e novos edifícios em terrenos baldios ( SWM ).

O que é interessante é a vasta gama de áreas de adequação, que podem incluir tanto aquecimento urbano como soluções descentralizadas. Segundo a cidade de Munique, as áreas identificadas servem de guia para futuros tipos de abastecimento e fontes de calor disponíveis ( Cidade de Munique ).

A partir de 2045, apenas serão utilizados sistemas de aquecimento que utilizem 100% de energia renovável. Uma meta ambiciosa que tem boas chances de ser alcançada com o empenho individual e as oficinas da cidade, principalmente nos “pontos brancos”. Os cidadãos são convidados a participar activamente no seu próprio fornecimento de calor e, assim, a contribuir para a protecção do clima.