Munique está planejando um projeto habitacional revolucionário: The Big Little House!
A inovadora casa cooperativa “The Big Little House” com 29 unidades residenciais sem barreiras está sendo construída em Munique.

Munique está planejando um projeto habitacional revolucionário: The Big Little House!
Muita coisa está acontecendo atualmente em Munique na área de vida inovadora. No bairro criativo está sendo construída a casa cooperativa “The Big Little House”, um projeto que pretende estabelecer novos padrões com 29 unidades residenciais sem barreiras em construção em estrutura de madeira. Os preços de aluguer são de onze euros por metro quadrado, e existe uma renda não cancelável para futuros inquilinos – um verdadeiro alívio para muitos que procuram habitação a preços acessíveis. De acordo com BR é também o primeiro edifício na Alemanha que corresponde ao novo edifício tipo E (E de simples).
A Baviera está a dar um bom exemplo e foi o primeiro estado federal a simplificar as normas de construção. Esta medida pretende promover a redução da burocracia e a rápida criação de espaços habitacionais. Os chamados projetos de edifícios tipo E permitem reduzir o número de normas e diretrizes, resultando em custos de construção significativamente mais baixos e prazos de conclusão mais rápidos. Graças à aprovação do Ministério da Construção, o arquitecto Rainer Hofmann e a sua equipa têm a oportunidade de ficar abaixo da norma DIN 4109 em termos de isolamento acústico, o que resulta num projecto de tirar o fôlego que não só oferece espaço, mas também deve ser esteticamente apelativo.
Abordagens e desafios inovadores
A “casinha grande” deverá ser concluída no outono de 2026. O gerente de construção Martin Wißmann enfatiza que, apesar das reduções de custos estimadas em dez por cento, a qualidade do edifício não é prejudicada. Uma escada de concreto é instalada no interior para economizar custos - uma decisão consciente baseada nas especificações do projeto. No entanto, vozes críticas levantaram preocupações sobre possíveis perigos que poderiam surgir da redução do ruído e das normas de segurança contra incêndios. Há também a necessidade de esclarecer questões de responsabilidade para planejadores e construtores em todo o país, para que projetos semelhantes possam ser implementados em maior escala.
O Estado Livre da Baviera apoia este projecto-piloto como parte de uma iniciativa mais ampla com um total de 19 projectos que testam abordagens de construção inovadoras para criar espaços habitacionais económicos e com poupança de recursos. O apoio científico da Professora Elisabeth Endres da TU Braunschweig irá analisar a eficiência destas abordagens de planeamento inovadoras. Outros locais de construção interessantes no Estado Livre também estão sendo planejados, como a “casa quase sem aquecimento” em Friedrichshofen-West.
Um lugar para criatividade e comunidade
A “casinha grande” não só acomoda os moradores, mas também pretende criar espaço para a criatividade. Com cerca de 40% do espaço reservado para empresas e artistas, o foco está no trabalho colaborativo e na criatividade. Os planos incluem, entre outras coisas, um café de bairro e um salão múltiplo que proporcionará espaço para atividades sociais e culturais. Estes aspectos contribuem para a revitalização do bairro criativo e promovem o intercâmbio dentro da comunidade.
Tendo em conta a elevada procura de espaço habitacional e o aumento dos preços de construção, o projecto “The Big Little House” mostra mais uma vez que tanto soluções económicas como um local de encontro social são possíveis através de uma construção criativa e simples. O Ministério da Habitação, Construção e Transportes da Baviera espera que estas abordagens inovadoras tenham um impacto positivo na situação habitacional na Baviera.
Para quem procura um novo espaço habitacional ou simplesmente está interessado em soluções inovadoras na construção habitacional, é definitivamente entusiasmante continuar a acompanhar a evolução desta região.