Munique celebra o CSD: 500.000 pessoas para diversidade e amor!

München feierte am 28. Juni 2025 den CSD mit über 500.000 Teilnehmern. Ein starkes Zeichen für Vielfalt und gegen Queerfeindlichkeit.
Munique comemorou o CSD com mais de 500.000 participantes em 28 de junho de 2025. Um forte sinal de diversidade e contra a hostilidade queer. (Symbolbild/MM)

Munique celebra o CSD: 500.000 pessoas para diversidade e amor!

Em 28 de junho de 2025, Munique se transformou em um espetáculo colorido cheio de diversidade e Joie de Vivre quando o Christopher Street Day (CSD) foi comemorado. O destaque do mês do orgulho provou não apenas como um desfile deslumbrante, mas também como uma demonstração poderosa para os direitos da comunidade queer. De acordo com Az-on-line Reunido. Um sinal impressionante de solidariedade e coesão.

Os participantes - uma mistura de comunidade queer e seus apoiadores - atravessaram as ruas de Munique com um trem de demonstração colorido. Mais de 180 grupos e iniciativas se apresentaram com carros decorados festivamente, fantasias criativas e motocicletas altas. Felizmente, a sede da polícia não denunciou incidentes, que sublinhou a atmosfera pacífica das celebrações, relata o

Um festival cheio de destaques

Os celebrantes em Munique conseguiram desfrutar de um programa diversificado o dia inteiro. Além da grande jogada, houve um festival de rua no Marienplatz, que terminou à noite com música ao vivo e o popular "Rathaus Clubbing". Outro destaque foi o cenário da comunidade, onde numerosos artistas: apareceram dentro e o público convidado juntos para comemorar. The topics of this year's pride, such as "Together against Right" and "United in Diversity", were visually staged at various locations - including the cattle market, known for the "50 Years MLC" celebrations and the legendary pumpsrace, informed csdmuenchen.de

O segundo prefeito de Munique, Katrin, não apenas chamou o desfile sobre a solidariedade em seu discurso, mas também apontou o aumento alarmante de crimes contra pessoas queer nos últimos anos. Ela pede um plano de ação queer para a Baviera, enquanto o Ministro dos Assuntos Sociais Ulrike Scharf (CSU) garantiu que esse plano está sendo trabalhado.

juntos forte para o futuro

O CSD em Munique não apenas lembrou as origens do movimento, que começou com a revolta contra a polícia disposta na rua Christopher de Nova York em 1969, mas também foi uma expressão impressionante do desejo de igualdade e aceitação. Enquanto mais de 350.000 pessoas participaram das celebrações do ano anterior, um novo recorde foi estabelecido em 2025, com cerca de 60.000 participantes ativos e cerca de 460.000 espectadores.

Os vários eventos e chamados dos organizadores do CSD deixam claro que o caminho para a igualdade está longe de terminar. É ainda mais importante se unir para a visibilidade e os direitos das lésbicas, trans*, não binários e pessoas estranhas.

Details
OrtMünchen, Deutschland
Quellen