Munique celebra o CSD: 500 mil pessoas pela diversidade e pelo amor!
Munique celebrou o CSD em 28 de junho de 2025 com mais de 500.000 participantes. Um forte símbolo da diversidade e contra a hostilidade queer.

Munique celebra o CSD: 500 mil pessoas pela diversidade e pelo amor!
No dia 28 de junho de 2025, Munique se transformou em um espetáculo colorido, cheio de diversidade e alegria de viver, quando foi comemorado o Christopher Street Day (CSD). O ponto alto do Mês do Orgulho provou ser não apenas um desfile deslumbrante, mas também uma poderosa demonstração pelos direitos da comunidade queer. Alto az on-line Mais de 500.000 pessoas se reuniram para se unirem contra a hostilidade queer e para demonstrar amor e diversidade. Um sinal impressionante de solidariedade e coesão.
Os participantes – uma mistura da comunidade queer e dos seus apoiantes – percorreram as ruas de Munique com uma manifestação colorida. Mais de 180 grupos e iniciativas se apresentaram com carros alegóricos decorados de forma festiva, fantasias criativas e motocicletas barulhentas. Felizmente, a sede da polícia não relatou nenhum incidente, o que sublinhou a atmosfera pacífica das celebrações, relata Suábio.
Uma celebração cheia de destaques
Os celebrantes em Munique puderam desfrutar de uma programação diversificada ao longo do dia. Além do grande desfile, aconteceu uma animada festa de rua na Marienplatz, que terminou com música ao vivo e o popular “Rathaus Clubbing” à noite. Outro destaque foi o palco comunitário, onde diversos artistas se apresentaram e convidaram o público para comemorarem juntos. Os temas do Pride deste ano, como “Juntos contra a Direita” e “Unidos na Diversidade”, também foram encenados visualmente em vários locais – incluindo o Rindermarkt, conhecido pelas celebrações dos “50 Anos da MLC”, e a lendária PumpsRace. csdmuenchen.de.
No seu discurso no desfile, a segunda presidente da Câmara de Munique, Katrin Haben Schaden, não só apelou à solidariedade, mas também destacou o aumento alarmante dos crimes contra pessoas queer nos últimos anos. Ela apela a um plano de acção queer para a Baviera, enquanto a Ministra dos Assuntos Sociais, Ulrike Scharf (CSU), garantiu que tal plano está a ser trabalhado.
Fortes juntos para o futuro
O CSD em Munique não só recordou as origens do movimento, que começou com a revolta contra a arbitrariedade policial na Christopher Street, em Nova Iorque, em 1969, mas foi também uma expressão impressionante do desejo de igualdade e aceitação. Embora mais de 350 mil pessoas tenham participado nas celebrações no ano passado, um novo recorde foi estabelecido em 2025, com cerca de 60 mil participantes ativos e cerca de 460 mil espectadores.
Os diversos eventos e apelos dos organizadores do CSD deixaram claro que o caminho para a igualdade está longe de terminar. Isto torna ainda mais importante defendermos juntos a visibilidade e os direitos das pessoas lésbicas, trans*, não binárias e queer.