Munique continua a ser o líder digital da Alemanha: Índice de Cidades Inteligentes 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique continuará a ser a cidade mais inteligente da Alemanha no Índice de Cidades Inteligentes em 2025. A classificação mostra o progresso na digitalização e na sustentabilidade.

München bleibt 2025 Deutschlands smartest Stadt im Smart City Index. Ranking zeigt Fortschritte in Digitalisierung und Nachhaltigkeit.
Munique continuará a ser a cidade mais inteligente da Alemanha no Índice de Cidades Inteligentes em 2025. A classificação mostra o progresso na digitalização e na sustentabilidade.

Munique continua a ser o líder digital da Alemanha: Índice de Cidades Inteligentes 2025!

Munique está mais uma vez na corrida pela coroa digital! De acordo com os últimos resultados do Índice de Cidades Inteligentes publicado pela Bitkom, a capital da Baviera é a cidade mais inteligente da Alemanha. Isto significa que Munique assegura o primeiro lugar, tal como nos dois anos anteriores. Esta conquista notável demonstra o progresso contínuo que a cidade tem feito nas áreas de digitalização e iniciativas de cidades inteligentes. Diário do Governo relata que a competição não está adormecida: Hamburgo mantém-se forte no segundo lugar, enquanto Estugarda subiu quatro posições para terceiro graças a progressos notáveis.

Um total de 83 cidades com mais de 100 mil habitantes foram analisadas para avaliar o nível de digitalização na Alemanha. As categorias incluíram administração, TI e comunicação, energia e meio ambiente, mobilidade e sociedade e educação. A base para a avaliação foram mais de 13.500 pontos de dados, que foram coletados de informações das cidades e de bancos de dados como o atlas de banda larga e as estatísticas de registro da Autoridade Federal de Transporte Automóvel. Foram consultados 163 parâmetros para cada cidade, que foram combinados em 37 indicadores para traçar um quadro abrangente de quão bem os municípios estão posicionados na digitalização, segundo o relatório Bitcoin.

Os lugares em detalhes

Colônia segue em quarto lugar, enquanto Hanover fez muitos progressos e agora alcançou o sétimo lugar - uma melhoria de 34 posições! No leste, Leipzig tem apenas dois representantes no top 20 com a 9ª colocação e Dresden na 18ª colocação. Berlim tem um desempenho bastante fraco em termos de desenvolvimento digital, ocupando o 33º lugar.

  • 1. Platz: München
  • 2. Platz: Hamburg
  • 3. Platz: Stuttgart
  • 4. Platz: Köln
  • 7. Platz: Hannover (Verbesserung um 34 Plätze)
  • 9. Platz: Leipzig
  • 18. Platz: Dresden
  • 33. Platz: Berlin

O presidente da Bitkom, Dr. Ralf Wintergerst, enfatiza que o progresso é particularmente encorajador e que cidades como Hanover podem servir de modelo. O espírito de competição é palpável e o desejo de dar o tom no mundo digital torna-se cada vez mais tangível. Talvez outras cidades também sigam estes sucessos – há definitivamente algo lá!

A avaliação não só mostra a situação das cidades, mas também fornece informações sobre onde ainda é necessário fazer melhorias. Embora o Norte e Baden-Württemberg tenham alguns representantes fortes nos primeiros lugares - cinco cidades cada uma entre as 20 primeiras - o Estado Livre da Baviera está bem representado com três cidades, mas ainda não ao nível dos outros estados federais.

A digitalização não é um sucesso infalível, como este ranking nos mostra claramente. Os investimentos, bem como o compromisso e a participação dos cidadãos, são cruciais para manter e expandir a força inovadora nos próximos anos. Uma coisa é certa: em Munique as pessoas sabem como ter uma boa mão para o futuro digital!

Informações completas e detalhes da coleta de dados podem ser encontrados no relatório Semana da Informática.