Munique está planejando uma candidatura ao Patrimônio Mundial: o Parque Olímpico como área de esportes e relaxamento!
Milbertshofen está planejando registrar o Parque Olímpico como Patrimônio Mundial da UNESCO. O evento dos cidadãos e a decisão do conselho municipal são impressionantes.

Munique está planejando uma candidatura ao Patrimônio Mundial: o Parque Olímpico como área de esportes e relaxamento!
O Parque Olímpico de Munique fica movimentado mesmo em dias nublados. Apesar das temperaturas de um dígito, muitas pessoas estão aproveitando a oportunidade para praticar diversas atividades. De equipamentos de ginástica a caminhadas tranquilas, os visitantes desfrutam de uma variedade de atividades. Corredores, patinadores e frequentadores de piscinas cuidam do seu bem-estar, enquanto outros aproveitam o tempo na “Calçada da Fama”. O jornal estatal da Baviera relata que a cidade de Munique está agora a colocar o Parque Olímpico em jogo para a Lista do Património Mundial da UNESCO.
O urbanista Nils Scheffler já listou quatro razões importantes para solicitar o status de prestígio. O Parque Olímpico não é usado apenas como centro esportivo e espaço recreativo, mas também oferece impressionante arquitetura modelada e parques. O exclusivo teto de tenda, em particular, é considerado uma conquista pioneira. Ressalta-se também que o projeto foi feito em escala humana.
Património mundial único
A candidatura à Lista do Património Mundial da UNESCO poderia não só trazer reconhecimento internacional ao Parque Olímpico de Munique, mas também definir o rumo para o seu futuro desenvolvimento. O parque está na lista provisória da Alemanha, que inclui um total de dez outros locais. Além disso, um referendo para os Jogos Olímpicos de 2036 recebeu luz verde por grande maioria. A oficial de planejamento urbano Elisabeth Merk enfatiza que os dois projetos, a candidatura ao Patrimônio Mundial e a candidatura aos Jogos Olímpicos, poderiam funcionar em paralelo.
Num evento informativo no centro cultural Milbertshofen, cerca de 100 pessoas presentes discutiram o futuro do parque. O arquiteto Fritz Auer, que tem 92 anos e desempenhou um papel fundamental na construção dos Jogos Olímpicos de 1972, alertou contra a transformação do parque em museu. Ele enfatizou a necessidade de desenvolver continuamente o Parque Olímpico e criticou decisões erradas anteriores neste contexto.
Sustentabilidade e maior desenvolvimento
Com foco no desenvolvimento cuidadoso, toda a área ao redor do parque também é considerada. A cidade planeja adquirir o centro administrativo da Bundeswehr para expandir a área de estacionamento. Também estão em andamento discussões sobre o novo uso da antiga rodoviária e a inauguração de instalações esportivas. Há uma necessidade urgente de novos conceitos de operadores e de recursos humanos para um suporte integral às atividades de lazer.
Para apoiar o planejamento e uso futuro do Parque Olímpico, já existe um manual de projeto que abrange fatores como arquitetura, planejamento paisagístico e sinalização e serve como guia para planejamento ou competições. O Parque Olímpico está inscrito como conjunto na lista de monumentos da Baviera desde 1998 e está em constante desenvolvimento para atender às necessidades de todas as faixas etárias.
Numerosas decisões já foram tomadas para o desenvolvimento sustentável, que surgiram em colaboração com autoridades especializadas e planejadores. Desta forma, o Parque Olímpico tem potencial para se tornar um local ainda mais animado e acolhedor para os cidadãos e visitantes de Munique. A cidade de Munique Através de tais iniciativas, tem uma visão clara do futuro, como mostram os desenvolvimentos até à data.