Cuidados em tempos de crise: discussão difícil, mas justa, sobre envelhecer com dignidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 3 de novembro, “Hard but Fair” discutirá cuidados e demência no primeiro. Os convidados incluem especialistas proeminentes e pessoas afetadas.

Am 3. November diskutiert "Hart aber fair" im Ersten über Pflege und Demenz. Gäste sind prominente Experten und Betroffene.
No dia 3 de novembro, “Hard but Fair” discutirá cuidados e demência no primeiro. Os convidados incluem especialistas proeminentes e pessoas afetadas.

Cuidados em tempos de crise: discussão difícil, mas justa, sobre envelhecer com dignidade!

Na segunda-feira, 3 de novembro, o talk show da ARD “Hard but Fair” será sobre um tema que nos afeta a todos: “Atendimento de emergência: quem garante um envelhecimento com dignidade?” A partir das 21h, os telespectadores podem assistir ao vivo ao primeiro, enquanto vários especialistas e pessoas afetadas comentam as questões prementes em torno do cuidado e apoio aos idosos e, acima de tudo, aos pacientes com demência. A evolução demográfica na Alemanha não pode ser ignorada – cada vez mais pessoas necessitam de apoio na velhice.

De acordo com as estatísticas atuais, existem atualmente cerca de 5,69 milhões de pessoas que vivem na Alemanha e que são consideradas necessitadas de cuidados. Esse número aumentou dramaticamente nos últimos anos. Embora o número de pessoas que necessitam de cuidados fosse de 2,02 milhões em 1999, hoje há quase três vezes mais. O que é particularmente alarmante é que pelo menos 1,8 milhões deles vivem com diagnóstico de demência, o que torna a discussão sobre cuidados e cuidados ainda mais urgente. Segundo as estatísticas, mais de 80 por cento das pessoas que necessitam de cuidados são cuidadas em casa por familiares, enquanto apenas 14 por cento são internadas em lares de idosos. Uma circunstância que aumenta enormemente a carga sobre as famílias.

Necessidade urgente de reforma

Os convidados do programa de hoje trazem diferentes perspectivas para a discussão. Karl-Josef Laumann, Ministro do Trabalho, Saúde e Assuntos Sociais da Renânia do Norte-Vestfália, falará sobre os desafios do sistema de cuidados. Também será ouvida a atriz e escritora Andrea Sawatzki, que cuidava do pai, que sofria de demência. “A experiência pessoal muitas vezes levanta as maiores questões sobre o que nós, como sociedade, temos de superar juntos”, diz ela.

O documentário sobre demência, apresentado por Eckart von Hirschhausen, médico e apresentador de TV, também fará parte da discussão. Rainer Heydenreich, que vive com Alzheimer há quatro anos, estará lá para compartilhar suas experiências muito pessoais. Stella Merendino, deputada do Bundestag pelo Die Linke e enfermeira, também traz sua perspectiva como especialista e parente do grupo. Bernd Meurer, Presidente da Associação Federal de Prestadores Privados de Serviços Sociais, apresentará um relatório sobre as reformas necessárias no sistema e o apoio aos familiares cuidadores. Há muito a discutir, uma vez que a necessidade de mudança no sistema de cuidados se tornou bastante clara.

Participação do público e verificação de fatos

O programa oferece aos espectadores a oportunidade de participar ativamente da discussão nas redes sociais e no fórum de espectadores. Desta forma, os temas podem ser examinados não só na perspectiva dos especialistas, mas também na perspectiva daqueles que são directamente afectados. Uma verificação dos fatos sobre as declarações contestadas estará disponível na tarde de terça-feira, após a transmissão. Os telespectadores também têm a oportunidade de acessar o conteúdo do programa por meio da mediateca da emissora pública e de se aprofundar nos temas abordados.

De acordo com as últimas previsões, a tendência de aumento da necessidade de cuidados continuará nos próximos anos. Tendo em conta estes desafios, é essencial que sejam implementadas medidas concretas para apoiar o sistema de cuidados a fim de garantir cuidados dignos para todos.

Para todos aqueles que já estão a pensar em lidar com a necessidade de cuidados ou que são afetados por esta situação, “Difícil, mas Justo” oferece informações valiosas e a oportunidade de ajudar a moldar o diálogo sobre questões sociais importantes esta noite.