Munique apresenta: S-Bahn XXL para substituir 1.500 carros!
No IAA Mobility 2025 em Munique, a Deutsche Bahn apresenta um modelo walk-in do novo S-Bahn XXL para 1.500 passageiros.

Munique apresenta: S-Bahn XXL para substituir 1.500 carros!
Na IAA Mobility em Munique houve muito entusiasmo em torno da apresentação de um impressionante modelo de 22 metros de comprimento do novo S-Bahn XXL, que a Deutsche Bahn apresentou em conjunto com o Estado Livre da Baviera e a Siemens. O primeiro-ministro Markus Söder enfatizou a visão ambiciosa da iniciativa: “Um S-Bahn XXL deverá substituir 1.500 carros”. Esta medida visa desafogar o trânsito da cidade e incentivar o uso do transporte público. O primeiro destes comboios modernos poderá entrar em funcionamento já no final de 2028, embora a introdução seja gradual.
O novo S-Bahn possui alguns refinamentos técnicos que deverão ser de grande benefício para os passageiros. O trem oferece 480 assentos e está equipado com WiFi, tomadas USB-C e 168 displays que mostram informações atuais aos passageiros. Os animados 13 carros têm peso total de 365 toneladas, possuem ar condicionado adequado para temperaturas externas de até 45 graus e têm como objetivo facilitar o embarque dos passageiros. Como anunciou Evelyn Palla, chefe de transporte regional do DB, os novos trens visam permitir uma operação confiável e embarque rápido.
Críticas aos planos
No entanto, os planos para os novos comboios não são apenas recebidos com entusiasmo. As críticas vêm em particular do Münchner Forum e.V., que alerta que os novos comboios por si só não serão suficientes para melhorar o transporte local em Munique. Há uma necessidade urgente de melhorias na infra-estrutura, melhor timing e expansão da rede para atender ao aumento da procura.
A pontualidade do S-Bahn de Munique, em particular, não tem sido particularmente convincente recentemente. A taxa de pontualidade foi de apenas 87% em 2024. A associação de passageiros Pro Bahn também expressou preocupações com a fiabilidade e há inúmeras vozes críticas nas redes sociais. Aqui o foco na pontualidade e confiabilidade é muito mais importante do que o novo design. Porém, todos parecem concordar em pelo menos um ponto: há uma grande vontade de mais espaço.
Transporte público como chave para a transição da mobilidade
Para resolver os problemas de trânsito, são essenciais sistemas de transporte público eficientes. Dados da Associação das Empresas de Transporte Alemãs (VDV) mostram que 26 milhões de passageiros viajam de ônibus e trem na Alemanha todos os dias. Esta utilização permite poupar cerca de 18 milhões de viagens de automóvel por dia e, portanto, contribui significativamente para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Com mais de mil milhões de euros investidos na segunda rota principal, a Baviera também está a investir fortemente na mobilidade, a fim de criar um sistema de transporte local melhorado que se destina a aliviar a carga sobre a cidade de Munique. Estes desenvolvimentos não só representam um valor de 118 mil milhões de euros para a economia da mobilidade sustentável, mas também criam numerosos novos empregos na indústria.
Com toda esta informação em mente, resta saber se os novos modelos de S-Bahn podem realmente trazer a mudança de perspectiva que Munique e as áreas circundantes necessitam urgentemente.