Nocautes na Oktoberfest: é assim que a festa pode ser perigosa!
Relato de um incidente na Oktoberfest 2025 envolvendo quedas de nocaute. Especialistas aconselham sobre riscos e prevenção.

Nocautes na Oktoberfest: é assim que a festa pode ser perigosa!
Houve um incidente chocante no primeiro fim de semana da Oktoberfest em Munique que gerou discussões acaloradas. Charlotte Kuffler, filha do apresentador da Oktoberfest, Stephan Kuffler, relatou uma experiência assustadora que ela e dois amigos tiveram em seu aniversário. No meio da multidão, eles perderam brevemente a noção das coisas e se encontraram em uma situação ameaçadora. De repente, os três se sentiram extremamente mal quando se encontraram no banheiro feminino. Charlotte teve um lapso de memória e só se lembrou de ligar para a mãe, que então pegou ela e seus amigos e os trouxe para casa. No início ela ficou com vergonha porque pensou que eles simplesmente haviam consumido muito álcool. Mais tarde, porém, ela percebeu a estranha coincidência de os três terem adoecido ao mesmo tempo. “É assustador que algo assim possa acontecer em qualquer lugar, até mesmo na tenda de vinhos do meu pai”, disse Kuffler e pediu cautela: “Terei ainda mais cuidado com minhas bebidas no futuro”.
Infelizmente, os perigos das quedas nocauteadoras são reais. Estas substâncias inodoras, incolores e insípidas são frequentemente misturadas secretamente em bebidas e podem ser fatais. As mulheres e as raparigas, em particular, são frequentemente afectadas porque têm pouca capacidade de se defenderem nestes momentos. Os principais ingredientes incluem ácido gama hidroxibutírico (GHB) e gama butirolactona (GBL), também conhecido como “êxtase líquido”. Embora o GHB esteja sujeito à Lei de Narcóticos, o GBL é vendido principalmente como solvente. Em pequenas quantidades, essas substâncias têm efeito desinibidor, enquanto grandes quantidades podem levar à anestesia e, no pior dos casos, até à morte. Os sintomas de envenenamento são variados, desde tonturas e náuseas até inconsciência e perda de memória, dificultando o relato dos incidentes pelas vítimas. T on-line ressalta que as substâncias são ocasionalmente colocadas despercebidas em bebidas em eventos festivos.
Sinais e precauções
Os sinais de intoxicação muitas vezes caem na categoria de euforia, fadiga, perda de controle e problemas de memória. A melhor defesa contra essas drogas insidiosas é o comportamento protetor. As bebidas nunca devem ser deixadas sem vigilância e você deve sempre prestar atenção à sua origem. A polícia e o pessoal do bar devem ser informados imediatamente se houver suspeita de queda de nocaute. Na pior das hipóteses, é aconselhável ir imediatamente ao hospital. Além disso, uma start-up alemã desenvolveu uma pulseira para detectar GHB, mas outras gotas nocauteantes não podem ser detectadas com ela.
A questão é particularmente urgente porque o Ministério Federal da Mulher, Família e Juventude da Áustria lançou uma extensa campanha de informação sobre drogas nocauteadoras. Esta campanha visa sensibilizar e combater a violência contra mulheres e meninas. É alarmante tão alto BMFWF Cada terceira mulher na Áustria com 15 anos ou mais é afetada por violência física ou sexual. Muitas vezes são estranhos e conhecidos que cometem tais atos. Isto torna ainda mais importante criar consciência sobre esses perigos.
As emocionantes festividades da Oktoberfest não devem ser ofuscadas por tais incidentes. No entanto, continua a ser essencial chamar a atenção para o problema das quedas de nocaute e colocar a segurança em primeiro lugar. Charlotte Kuffler espera que sua história conscientize outras jovens sem perder a diversão das festas.