Crianças estrelas em Borbeck: um lugar amoroso de lembrança é criado
A paróquia de Borbeck-Vogelheim está abrindo um memorial especial para “Star Children” no Matthäusfriedhof.

Crianças estrelas em Borbeck: um lugar amoroso de lembrança é criado
Numa cerimónia comovente, a paróquia de Borbeck-Vogelheim criou um novo cemitério para “crianças estrelas” no Matthäusfriedhof. Essas “crianças estelares” são aquelas pequenas almas que tiveram que deixar a vida durante a gravidez ou logo após o nascimento. Tais perdas representam uma dor imensurável para os pais e nos lembram a importância de dar uma despedida digna a essas jovens almas. Relatórios da bússola local que a estela memorial que agora existe no novo local de descanso foi feita de arenito do Ruhr pela pedreira de Essen, Judith Sarlak. Seu design especial convida você a acariciar as superfícies polidas, o que faz com que os tons soem em tons ascendentes ou descendentes.
“Você sabe quantas estrelinhas existem?” - esta é a bela inscrição na estela, que tem como objetivo proporcionar conforto e assegurar aos familiares que as almas dos filhos das estrelas e seus sentimentos estão seguros no amor de Deus. A pastora Susanne Gutjahr-Maurer cita uma canção infantil e o Salmo 147 para edificação e apoio àqueles que choram em momentos difíceis. Além disso, os nomes dos três primeiros filhos das estrelas - Emma, Lisa e Noah - foram gravados em delicadas estrelas de metal presas a um tronco de árvore serrado. O objetivo é criar um local de lembrança e lembrança para os enlutados.
Um longo caminho para a dignidade dos filhos das estrelas
O caminho para esta opção de sepultamento digno foi longo e árduo. Elke Heinen fundou um grupo para pais de crianças estrelas em Schleswig há 30 anos, pois até então não havia local digno de sepultamento para essas crianças. Mais de 70 cemitérios foram criados em Schleswig-Holstein, oferecendo lugares tranquilos para crianças estrelas. Naquela época, os restos mortais de muitas crianças muitas vezes tinham que ser descartados como lixo clínico. Destaques da Igreja do Norte que a VESH, a associação para pais órfãos e irmãos enlutados, fornece informações úteis e serviços de apoio às famílias afectadas.
Os enterros são cada vez mais à luz do reconhecimento social e, desde 2013, é legalmente possível aos pais registar os seus filhos estrelas numa conservatória de registo civil, independentemente do seu peso. Embora muitas clínicas ofereçam enterros comunitários gratuitos, a procura é muitas vezes um desafio para os pais afectados, que têm de solicitar activamente o enterro. A dor e a necessidade de dizer adeus são extremamente difíceis de suportar para muitos pais de filhos estelares.
Lidando com o luto: um processo importante
Lidar com o luto após a perda de um filho – seja durante a gravidez ou logo após o nascimento – é um processo individual que traz consigo uma variedade de desafios. Star Child Mama explica que o luto pode ser processado em diferentes fases. É crucial que a família e os amigos apoiem aqueles que estão em luto durante os momentos difíceis, mesmo que muitas vezes seja difícil falar sobre a perda. Eles também dão dicas valiosas, como um enterro aberto ou a organização de um funeral amoroso, para apoiar o processo de luto.
É igualmente importante para os irmãos de crianças falecidas que a sua dor seja ouvida e levada a sério. Envolver-se em grupos de autoajuda pode não apenas ajudá-lo a processar sua própria dor, mas também ajudar outras pessoas em situações semelhantes. O desejo de ter um novo filho após uma perda – o chamado bebê arco-íris – também pode fazer parte do processo de cura. Mostra que a esperança de um futuro feliz anda de mãos dadas com a tristeza e a dor.
Conclusão: A nova comemoração das Crianças das Estrelas no Cemitério de São Mateus é mais do que apenas um lugar de paz; é um passo importante no sentido de mais dignidade e reconhecimento para todas as pequenas almas que tiveram de partir demasiado cedo. Mostra que há lugar no coração e na sociedade para o luto, a superação da dor e a preservação da memória dos filhos perdidos.