Duas crianças gravemente feridas num acidente de scooter elétrica com um bonde!
Dois meninos de 12 anos ficam feridos em um acidente de scooter elétrica em Berg am Laim. A polícia investiga, as normas de segurança são ignoradas.

Duas crianças gravemente feridas num acidente de scooter elétrica com um bonde!
Na noite de quinta-feira, 18 de julho de 2025, ocorreu um grave acidente em Munique, que destacou de forma impressionante os perigos de andar de scooter elétrica para crianças. Dois meninos de 12 anos andavam em uma e-scooter quando colidiram com um bonde no cruzamento da Else-Rosenfeld-Straße com a Kreillerstraße. De acordo com tz.de, o incidente aconteceu por volta das 20h. e os dois estavam dirigindo no sentido oposto da viagem em uma calçada.
O motorista da e-scooter sofreu um traumatismo cranioencefálico na colisão e teve que ser transportado de helicóptero de resgate para a clínica de acidentes em Murnau, onde sua vida está agora fora de perigo. Seu passageiro foi levado a um hospital de Munique com ferimentos leves. Os dois rapazes não usavam capacete no momento do acidente – uma decisão arriscada que parece fatal tendo em conta a renovada discussão sobre a segurança das e-scooters para crianças.
Causa do acidente e regulamentos de segurança
A polícia já começou a investigar a causa exata do acidente. Apesar da gravidade dos ferimentos, nenhuma investigação criminal foi iniciada contra a mãe do motorista ou outros adultos. Pelo contrário, trata-se de infracções administrativas porque as crianças até aos 14 anos não estão autorizadas a utilizar e-scooters. Andar de scooter com duas pessoas e dirigir nas calçadas também são violações claras das regras de trânsito. De acordo com informações de sueddeutsche.de, os meninos estavam dirigindo na calçada quando o bonde os atingiu de frente.
A situação de segurança dos jovens que utilizam e-scooters também se reflete nos estudos atuais. Um estudo da MedUni Vienna produziu resultados alarmantes: os condutores de scooters elétricos correm um risco significativamente maior de se envolverem em acidentes graves. O estudo analisou mais de 600 crianças e adolescentes, mais da metade dos quais sofreram ferimentos graves na cabeça que muitas vezes requerem intervenção cirúrgica. Die Presse destaca que a taxa de lesões entre os jovens em acidentes com scooters elétricos é particularmente preocupante.
Um apelo à segurança
Tendo em conta estes acontecimentos trágicos, é evidente que é altura de considerar seriamente as precauções de segurança. As experiências dos policiais e dos pesquisadores de acidentes mostram quão urgente é a necessidade de estratégias de prevenção, educação e uso de roupas de proteção. À medida que aumenta o número de trotinetes elétricas no trânsito, os riscos também parecem estar a aumentar, especialmente para condutores menores de idade. São necessárias medidas preventivas e campanhas de educação pública para prevenir acidentes tão trágicos no futuro.
A cidade de Munique só pode esperar que os meninos feridos se recuperem em breve. O incidente deve servir como um alerta para todos os utentes da estrada. Numa cidade onde as scooters elétricas estão em expansão, a responsabilidade pela segurança recai sobre os ombros dos adultos e dos legisladores. Só juntos podemos criar um ambiente mais seguro para as crianças mais novas.