A Siemens investe 250 milhões de euros: um novo começo em Munique-Allach!
A Siemens está a investir 250 milhões de euros em Munique-Allach, criando 500 empregos e otimizando a produção de locomotivas Vectron.

A Siemens investe 250 milhões de euros: um novo começo em Munique-Allach!
A Siemens Mobility montou um grande projeto em Munique-Allach. Com um investimento de 250 milhões de euros, será aqui criada uma das mais modernas instalações de produção de veículos ferroviários da Europa. Esta expansão é acompanhada pela criação de mais de 500 novos empregos e pela duplicação da área de produção para mais de 100 mil m². O número total de funcionários no local aumentará para cerca de 2.500 Diário Ferroviário relatado.
A fábrica de Allach, considerada a unidade central de produção das locomotivas Vectron, já provou ser excelente. Desde que entrou em operação, foram fabricadas mais de 1.700 locomotivas de quatro eixos, com um total de mais de 2.700 encomendas. O CEO da Siemens Mobility, Michael Peter, enfatiza que a eficiência e a inovação desta expansão contribuem para a competitividade da produção na Alemanha. Ele ressalta que a plataforma Vectron vem revolucionando o negócio de locomotivas há 15 anos.
Inovações tecnológicas e aumento de eficiência
Uma análise dos números mostra que a taxa de produção de locomotivas Vectron aumentou significativamente - de 90 locomotivas por ano em 2015 para agora 385. No futuro, a fábrica poderá até produzir uma locomotiva acabada e três cabos de locomotiva por dia. Esses números demonstram aumento de eficiência e desenvolvimento tecnológico, que também inclui novas ferramentas, como tecnologia de soldagem a laser e soluções de software digital, relata. Tecnologia Ferroviária.
Particularmente digna de nota é a introdução do Railigent X, um software de dados e análise para monitoramento de desempenho de locomotivas. Graças a estas inovações digitais, as locomotivas poderão, no futuro, receber manutenção remota, o que não só aumenta a eficiência, mas também garante menos tempos de inatividade. Além disso, a capacidade de manutenção pesada será triplicada até ao final de 2026, aumentando o número de revisões de locomotivas realizadas anualmente de 24 para 80, informa.
Novas perspectivas para a mobilidade
No âmbito da expansão, também está prevista a produção de automóveis de passageiros Vectouro em Allach, com potencial de até 180 automóveis por ano. A produção de todos estes produtos baseados em Vectron num único local é um marco que tem um impacto positivo em muitas pessoas. O novo centro de serviços irá disponibilizar quatro novas pistas de manutenção e oficinas especializadas para truques e rodados quase simultaneamente, tornando o local ainda mais central para a nossa mobilidade europeia.
É claro que a Siemens continua comprometida com a Alemanha como um local com passos tão inovadores. Neste contexto, Roland Busch, CEO da Siemens AG, sublinha que mais de 85% dos componentes da família Vectron são comuns entre os diferentes tipos. Isso contribui para a facilidade de manutenção e adaptabilidade das locomotivas, tornando-as muito procuradas na indústria. Segundo a Forbes, a própria Siemens é uma das 100 maiores empresas do mundo e está continuamente a melhorar a sua posição.
A expansão em Allach mostra que a Siemens tem uma boa mão no que diz respeito ao futuro da mobilidade. A combinação de abordagens tecnológicas modernas, design inteligente e um foco claro nos requisitos digitais de amanhã é promissora. Todos concordam: os investimentos não estão apenas a ser feitos em infra-estruturas, mas também no futuro dos transportes na Europa.