Demolição da ponte B304 sobre a A99: trânsito vive anos de desvios!
Em Munique, a ponte da B304 sobre a A99 será demolida. As obras começarão em 2025 e durarão até 2028.

Demolição da ponte B304 sobre a A99: trânsito vive anos de desvios!
Num grande projeto de renovação, a ponte da B304 sobre a A99 será demolida e reconstruída. Este relatório Mercúrio. As obras de construção deverão começar no inverno de 2025/26 e durarão um total de três anos. Durante este período, o tráfego será direcionado por uma ponte temporária. Os custos do novo edifício abrangente ascendem a cerca de 30 milhões de euros, o que representa um investimento decente.
A razão para esta extensa renovação são os danos por corrosão e lascas que foram descobertos no concreto da ponte existente. Apesar destas deficiências, não existe perigo grave para os utentes da estrada. Para evitar a queda do concreto, uma rede de segurança é esticada sob a ponte por precaução. Os preparativos para o novo edifício deverão começar em Outubro de 2025, com a limpeza e instalação de linhas de abastecimento na agenda.
Impacto no trânsito e nos residentes
A construção da ponte temporária deverá começar em meados de 2026, enquanto a ponte existente deverá ser demolida no outono de 2026. Isto significa que a A99 deverá ficar completamente fechada à noite durante a demolição. As obras previstas irão certamente causar alguns transtornos aos residentes e passageiros, uma vez que todo o processo de construção se prolongará até 2028. A ciclovia ao longo da B304, que estará encerrada durante as obras, será particularmente afetada.
Para garantir a longa vida útil das estruturas de pontes, é essencial uma proteção eficaz contra a corrosão. De acordo com o Instituto Federal de Pesquisa Rodoviária Existem cerca de 4.200 pontes de aço e aço misto em operação na Alemanha, com uma área total de mais de 6 milhões de metros quadrados. As estruturas protegidas contra corrosão não só garantem a longevidade das pontes, mas também ajudam ativamente a minimizar os custos de manutenção.
Inovações em proteção contra corrosão
Hoje, os sistemas modernos de proteção contra corrosão devem atender aos mais altos requisitos. Os sistemas epóxi 2K, por exemplo, são inovadores e oferecem proteção contra corrosão e fogo. Alto Sherwin Williams Estes sistemas foram experimentados e testados na prática há mais de dez anos e proporcionam um período de proteção superior a 50 anos, todos com uma espessura de camada de apenas 400 µm. Estas tecnologias são cruciais porque as pontes de aço muitas vezes requerem múltiplas substituições ao longo da sua vida útil.
Os desafios na construção de pontes não são apenas o volume de investimento, mas também as constantes exigências de materiais e revestimentos. A proteção contra corrosão é fundamental para garantir segurança e funcionalidade para as próximas gerações. Continua a ser emocionante ver como o projeto em Munique se desenvolverá e como o tráfego poderá lidar com as mudanças planeadas.