Expansão escolar em Harlaching cancelada: pais e políticos indignados!
A cidade de Munique está cancelando a expansão do Theodolinden-Gymnasium em Harlaching devido a restrições e prioridades orçamentárias.

Expansão escolar em Harlaching cancelada: pais e políticos indignados!
A notícia está agitando Munique: a expansão planejada do Theodolinden-Gymnasium em Harlaching deve ser adiada por enquanto. Esta decisão perturbou o comité distrital e muitos pais que esperam uma melhoria nas condições escolares. O prédio da escola está envelhecendo e as salas de aula especializadas no subsolo estão em ruínas. Extensões urgentemente necessárias com novas salas de biologia e física, bem como a renovação urgentemente necessária das salas de aula existentes foram realmente planejadas, mas a cidade cancelou essas medidas, como relata tz.de.
As razões para esta decisão são variadas. A situação orçamental tensa da cidade obriga-nos a definir outras prioridades. Tendo em conta as novas áreas de desenvolvimento, a pressão do regresso às escolas secundárias de nove anos e uma população crescente, a pressão sobre as vagas escolares está a aumentar. As vozes políticas do comité distrital criticam duramente a situação. A política do SPD, Helga Hügenell, descreve a situação como dramática e apela a um maior compromisso com a expansão das escolas. O político verde Norbert Weigler também sublinha que a situação já não é tolerável para todos os envolvidos.
Desafios reais para o Theodolinden-Gymnasium
A gestão escolar enfrenta um sério desafio: existem actualmente 43 turmas e vias de ensino superior, mas apenas 41 salas disponíveis - e algumas destas salas são simplesmente demasiado pequenas. O conselho de pais nunca perde a oportunidade de pressionar o comité distrital para repensar e lutar pela expansão. A Divisão Escolar (RBS) tem enfatizado cada vez mais que uma reavaliação dos projetos se tornou necessária porque o edifício de extensão não goza da prioridade necessária devido à situação financeira. Isto significa que os planos de expansão das escolas estão suspensos pelo menos até 2028, enquanto as renovações necessárias serão realizadas gradualmente.
A fim de melhorar a situação de forma sustentável e criar transparência, existe agora também um mapa digital do edifício escolar muenchen.de está disponível. Este mapa interativo fornece uma visão geral de todos os projetos da ofensiva de construção escolar de Munique, incluindo projetos de construção planejados, locais e datas de conclusão. Destina-se a beneficiar particularmente famílias escolares, residentes, bem como vereadores e membros de comissões distritais e oferece uma apresentação contemporânea de informações que antes eram exibidas estaticamente.
Estratégia global para a construção de escolas e creches
Independentemente dos desafios atuais que afetam o Theodolinden-Gymnasium, a cidade de Munique fez progressos consideráveis na construção de escolas nos últimos anos. Uma ofensiva abrangente de construção educacional foi lançada desde 2016. Até à data, foram aprovados um total de 39 projectos como parte dos vários programas de construção de escolas, muitas vezes com enfoque nas escolas primárias. Por exemplo, o 5.º programa de construção de escolas tem um volume de 695 milhões de euros, que se destina a criar até 4.600 vagas escolares e diversas unidades desportivas através de diversas medidas, conforme relata a Cidade de Munique.
O que acontece a seguir? Está marcada uma reunião da comissão distrital com representantes do Departamento de Educação e Desporto para encontrar soluções alternativas. Finalmente morre a esperança de que a expansão escolar em Harlaching não seja permanentemente negligenciada e que os alunos recebam um ambiente de aprendizagem adequado.