Aumenta o perigo de afogamento: fim de semana mortal abala a Alemanha!
Acidentes fatais de natação na Alemanha: em 21/22. Em junho, 15 pessoas morreram afogadas. Especialistas alertam sobre perigos na água.

Aumenta o perigo de afogamento: fim de semana mortal abala a Alemanha!
Foi um fim de semana trágico para muitos, especialmente para os familiares que lamentavam a perda de entes queridos. Pelo menos 15 pessoas morreram afogadas na Alemanha nos dias 21 e 22 de junho – este é um sinal preocupante e é considerado um dos fins de semana mais mortíferos da última década. Estes números chocantes foram publicados pela Sociedade Alemã de Salvamento de Vidas (DLRG), que já perdeu pelo menos 411 pessoas na água em todo o ano de 2024. Trata-se de um aumento de 31 mortes em comparação com o ano anterior. A situação também não foi melhor em 2023 e 2022, pelo que estamos aqui a falar de uma tendência preocupante. Mundo relata que 253 pessoas perderam a vida na água durante a actual época balnear até ao início de Maio, com 150 afogamentos entre Maio e a data actual.
A situação é particularmente crítica para os homens jovens; Este grupo é frequentemente afetado de forma desproporcional por acidentes. O DLRG salienta que os perigos em águas abertas – sejam lagos, mares ou rios – são completamente diferentes dos das piscinas interiores protegidas. Existem correntes, diferenças de temperatura e outros riscos que não devem ser subestimados. As alterações climáticas, em particular, são citadas como um factor no número crescente de afogamentos, à medida que as condições da água e os padrões climáticos mudam. DLRG enfatiza que muitos nadadores superestimam suas habilidades e muitas vezes nadam muito longe.
Riscos e segurança na água
Então, como você pode se proteger desses perigos? Os especialistas recomendam fortemente que você se acalme antes de nadar em águas mais frias e verifique sua saúde antes de pular. Só isso pode reduzir muitos riscos. Além disso, você deve sair da água imediatamente durante trovoadas e chuvas fortes, pois essas condições climáticas podem ser fatais. Nos últimos anos, alguns nadadores também sofreram acidentes ao tentar permanecer na água durante trovoadas. ZDF salienta que existem muitos perigos não reconhecidos quando se nada em rios, resultantes das correntes e do tráfego de barcos.
O DLRG também enfatizou que os idosos com doenças anteriores estão particularmente em risco. Quase uma em cada três pessoas que morreram tinha mais de 71 anos. Portanto, é aconselhável que esse grupo consulte um médico antes de tomar banho. Este é também um apelo à sociedade para que crie mais consciência sobre a próxima época balnear. DLRG A Presidente Ute Vogt expressa a esperança de que as pessoas fiquem mais informadas sobre as precauções de segurança e, assim, reduzam o número de acidentes de natação.
Resumo e perspectivas
Em síntese, pode-se dizer que a época balnear de 2024 tem sido tudo menos agradável até agora. Com 411 acidentes trágicos e uma tendência crescente, é hora de levar a sério não apenas a sua própria segurança, mas também a de amigos e familiares. O DLRG recomenda nadar especialmente em áreas de natação vigiadas e atentar para as medidas de segurança. Um colete salva-vidas pode ser tão útil para esportes aquáticos quanto evitar o álcool. ZDF e o DLRG alerta com urgência – proteja você e seus entes queridos!