O bonde mais antigo de Munique se despede após 30 anos - grande festa de despedida!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O bonde R2.2 mais antigo de Munique será despedido cerimonialmente em 18 de outubro de 2025, após 30 anos. Esteja lá!

Münchens älteste Tram R2.2 wird am 18. Oktober 2025 nach 30 Jahren feierlich verabschiedet. Seien Sie dabei!
O bonde R2.2 mais antigo de Munique será despedido cerimonialmente em 18 de outubro de 2025, após 30 anos. Esteja lá!

O bonde mais antigo de Munique se despede após 30 anos - grande festa de despedida!

O bonde de Munique comemora uma despedida especial: em 18 de outubro de 2025, o bonde mais antigo em serviço regular, a série R2.2, será retirado de serviço após mais de 30 anos. Este importante evento está sendo celebrado com um grande programa de despedida pela Stadtwerke München (SWM) e pela Münchener Verkehrsgesellschaft (MVG). Das 10h às 18h neste sábado, três dos trens mais antigos estarão em exposição na rede de bondes e atenderão todas as paradas. Os comboios não são apenas conhecidos pela sua tecnologia, mas também pela sua decoração especial: haverá um eléctrico infantil, um eléctrico musical e um eléctrico histórico, que estarão particularmente em destaque tz.de relatado.

A série R2.2 entrou em serviço entre 1994 e 1997 para substituir os antigos carros M após a guerra. Esses veículos foram os primeiros carros com piso baixo em Munique e permitiram que os passageiros embarcassem com conforto. Nos últimos anos, a maioria dos veículos foram modernizados e designados R2.2b, enquanto os trens não modernizados possuem o sufixo R2.2a. Agora os últimos três veículos R2.2a estão sendo aposentados, enquanto o primeiro veículo de produção, número 2101, ficará em exposição especial no Museu MVG. No âmbito do 150º aniversário do eléctrico em 2026, este veículo também será apresentado no Corso muenchen.t-online.de explica.

História do bonde de Munique

O bonde de Munique tem uma história longa e movimentada, que remonta ao primeiro bonde puxado por cavalos em 1876. Após a eletrificação entre 1895 e 1900, a rede foi continuamente expandida e modernizada. Apesar dos desafios das guerras mundiais e das mudanças no transporte público local, o eléctrico continuou a ser uma parte importante do transporte público em Munique. Hoje, a rede de eléctricos, com 82 quilómetros e cerca de 105 dos 139 veículos em utilização, é um meio de transporte essencial que transportou mais de 120 milhões de passageiros em 2024, como confirma a informação da Wikipedia.

A despedida dos últimos eléctricos R2.2 simboliza não só o fim, mas também um novo começo para a rede de eléctricos de Munique. Nos últimos anos, a MVG adquiriu veículos novos e modernos para atender às necessidades dos passageiros. Com novos planos de expansão e novas linhas, o eléctrico continua a ser uma parte vibrante da vida da cidade de Munique. A despedida do dia 18 de outubro é, portanto, também uma celebração da tradição e da inovação que torna o eléctrico de Munique tão único.