Parques infantis em Freiham: Nova aplicação para mais liberdade de utilização!
Grupos municipais de Munique apelam à utilização flexível dos parques infantis em Freiham, a fim de oferecer às crianças mais oportunidades de brincar.

Parques infantis em Freiham: Nova aplicação para mais liberdade de utilização!
Há um projeto novo e emocionante em Munique que poderá beneficiar muitas crianças. As facções CSU/Eleitores Livres, SPD e Verdes/Lista Rosa/Volt estão empenhadas em abrir creches em complexos residenciais. Contexto: Em muitos conjuntos residenciais, as creches são cercadas por cercas, o que faz com que os espaços abertos permaneçam inacessíveis aos pequenos vizinhos fora do horário de funcionamento. Por este motivo, foi apresentado um requerimento à administração municipal em 16 de julho de 2025, que visa permitir uma maior flexibilidade na utilização do parque infantil num novo complexo residencial em Freiham. Isto significa que as crianças podem brincar ao ar livre mesmo às tardes e fins de semana, mesmo à sua porta.
O novo complexo residencial em Freiham inclui 175 apartamentos e está na primeira fase de construção no canteiro WA19. A ideia de utilização recíproca dos parques infantis já foi apoiada no concurso de construção por um júri especializado e urbanista. No entanto, o plano actual prevê a vedação de toda a área aberta da creche, o que cobriria cerca de metade do pátio interior. Isto significaria que o espaço para todas as crianças no complexo residencial seria severamente limitado.
Use para obter mais escopo
Lena Odell, vereadora do SPD, manifestou preocupação com a situação atual: “É certamente uma pena quando os parques infantis das creches ficam vazios aos fins-de-semana e durante os feriados”. Sebastian Weisenburger, vereador do Partido Verde, vai um passo além e apela a um planeamento holístico e mais colaborativo das áreas recreativas em Munique. Salienta a importância de as crianças poderem utilizar os novos parques infantis, pois são essenciais não só para a prática de exercício físico, mas também para os contactos sociais.
Um projeto modelo iniciado em julho de 2024 está sendo executado paralelamente a este projeto. O objetivo é testar o uso compartilhado de parques infantis para creches e famílias locais. Após um ano, será feita uma avaliação para determinar a melhor forma de usar, cuidar e manter os parques infantis. Os parques infantis não são importantes apenas para o desenvolvimento motor e social das crianças, mas também contribuem para uma vizinhança activa.
A vontade política está aí
O apoio político a esta iniciativa é claro. Entre outras coisas, porque os regulamentos de construção da Baviera estipulam que os edifícios residenciais com mais de três apartamentos devem ter um parque infantil na propriedade ou nas imediações. Este conceito poderá ajudar a otimizar o uso do espaço em Munique no futuro. Os vereadores Sebastian Weisenburger, Sofie Langmeier, Anja Berger, Paul Bickelbacher e Florian Schönemann estão por trás deste projeto e estão empenhados em garantir que o novo planejamento em Freiham permita que todas as crianças de todas as idades vivam juntas.
No geral, mostra que a cidade de Munique está no bom caminho para promover um design urbano inclusivo e amigo das crianças. A próxima decisão sobre a utilização flexível dos parques infantis em Freiham poderá ser inovadora para projetos futuros. “Precisamos de uma boa mão para dar a todas as crianças acesso a espaços lúdicos”, diz Weisenburger.