Início das aulas em 2025: Polícia alerta para aumento de acidentes no caminho para a escola!
O ano letivo começa em 12 de setembro de 2025 com maior controle de trânsito para evitar acidentes. Informações sobre segurança no transporte escolar.

Início das aulas em 2025: Polícia alerta para aumento de acidentes no caminho para a escola!
O início do ano letivo está chegando e com ele a jornada para a escola de milhares de crianças de Munique. O novo ano letivo começa na próxima terça-feira e a polícia pede a todos os utentes da estrada que se comportem com cautela. Este ano, as perspectivas para a segurança rodoviária não são das melhores: no ano letivo 2024/2025 já ocorreram 86 acidentes a caminho da escola, o que corresponde a um aumento de 7,5 por cento face ao ano anterior. Naquela época, ocorreram 80 acidentes como esse Polícia da Baviera relatado.
É encorajador que não tenha havido acidentes fatais no caminho para a escola no último ano letivo – um desenvolvimento positivo que continuou ao longo dos últimos sete anos. No entanto, os números são alarmantes: um total de 97 estudantes ficaram feridos, incluindo 10 gravemente. Em comparação com o ano anterior, o número de alunos com ferimentos ligeiros aumentou de 90 para 93. A maioria dos acidentes ocorreu entre as 7h00 e as 8h00 e entre as 13h00. e 14h, ou seja, durante os horários de pico de trânsito nas escolas.
Vamos proteger nossas crianças!
A elevada proporção de acidentes autoinfligidos é particularmente preocupante: cerca de metade dos incidentes devem-se ao comportamento dos alunos. E embora a maioria dos acidentes ocorra nas estradas, os acidentes restantes ocorrem em ciclovias e calçadas. As pessoas mais frequentemente feridas são crianças entre os 10 e os 13 anos, sendo os ciclistas e os peões as principais vítimas. A polícia apela aos pais para que preparem os seus filhos para a escola e dêem um bom exemplo.
Na Áustria, as pessoas também estão conscientes do problema. Iniciativas visionárias como a segurança dos percursos escolares, que já existe há mais de 60 anos, desempenham um papel central. Cerca de 6.000 guias estudantes e adultos atuam aqui para ajudar os mais pequenos a atravessar as ruas com segurança. Estes voluntários são maioritariamente jovens a partir do 7.º ano que ajudam os alunos mais novos a encontrar o caminho em locais perigosos. Alto KFV Houve mais de 400 acidentes no caminho para a escola em 2024, afetando 451 alunos.
Educação é a chave
Para aumentar ainda mais a segurança, foi lançada uma nova plataforma digital: www.schulwegsicherung.at. Esta plataforma fornece informações abrangentes sobre como proteger as rotas para a escola e tem como objetivo ajudar pais e alunos a tomar decisões mais seguras. A importância da formação no percurso escolar também é enfatizada. Porque uma boa preparação e sensibilização são a chave para a prevenção de acidentes, à semelhança da educação que também é ministrada pelo DGUV é necessário. Esta organização trabalha com as escolas para reduzir os riscos de mobilidade e fortalecer o conhecimento das regras pelos alunos.
A responsabilidade cabe tanto aos utentes da estrada como aos pais. Mais de 35 por cento das crianças feridas caminhavam e as causas mais comuns de acidentes são lesões prioritárias e distração. “Sejam alunos novos ou mais velhos, todos temos que fazer a nossa parte para garantir a segurança no trânsito”, disse a polícia. Portanto, é fundamental que todos estejam atentos e, principalmente, que os pais mostrem aos filhos como agir com segurança no trânsito.