Caos na Oktoberfest: 300 mil visitantes e cenas de pânico!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 29 de setembro de 2025, a polícia alertou sobre a superlotação na Oktoberfest de Munique. Os visitantes experimentaram pânico e fechamento temporário.

Polizei warnte am 29.09.2025 vor Überfüllung beim Oktoberfest in München. Besucher erlebten Panik und temporäre Schließung.
Em 29 de setembro de 2025, a polícia alertou sobre a superlotação na Oktoberfest de Munique. Os visitantes experimentaram pânico e fechamento temporário.

Caos na Oktoberfest: 300 mil visitantes e cenas de pânico!

A Oktoberfest de 2025, que de outra forma seria um sorteio alegre para dezenas de milhares de pessoas, foi temporariamente fechada na tarde de sábado, causando uma onda de pânico entre os visitantes. A polícia de Munique alertou as pessoas através das redes sociais para não irem à Oktoberfest depois que grandes multidões no local levaram a uma superlotação perigosa. Cerca de 300 mil pessoas lotaram o recinto do festival nesta época, o que piorou drasticamente a situação. Quando as reservas de mesa mudaram, às 17h, muitos visitantes afluíram às tendas do festival, o que tornou as condições de aperto ainda mais opressivas. Às 17h25, o grupo de coordenação emitiu a ordem de encerramento das entradas para contrariar o clima de pânico.

Aumentaram os relatos de visitantes perturbados e assustados. Alguns sentiram que estavam em perigo grave, uma vez que as condições de lotação na área do festival e a informação inadequada através de anúncios nos altifalantes levaram à confusão e ao medo. Como nau.ch relatou, as condições de superlotação deixaram muitas pessoas preocupadas com a possibilidade de serem esmagadas. Felizmente não houve feridos, mas o serviço médico registou dois ataques de pânico.

Gestão e encerramento da situação

O encerramento da Oktoberfest durou cerca de meia hora, enquanto os visitantes eram informados da situação e tranquilizados através dos respetivos anúncios nos alto-falantes. No entanto, o anúncio apelando aos festivaleiros para abandonarem o local foi criticado por muitos como “alarmamento”. Enquanto isso, as entradas foram abertas gradualmente depois que a situação se estabilizou. Pais e amigos preocupados que tentavam contactar os seus entes queridos tiveram dificuldade em fazê-lo, enquanto a polícia em Munique continuava a responder à situação, garantindo que nunca houve qualquer perigo real, relata o Tagesspiegel.

Um porta-voz da cidade de Munique explicou que as medidas de segurança foram experimentadas e testadas e que foi feita uma reação oportuna para evitar problemas maiores. Melhorias na comunicação estão previstas para o futuro para reduzir esse desconforto.

Olhando para o futuro

A expectativa pela Oktoberfest de Munique 2024 é grande, mas as preocupações com a segurança estão fervilhando em segundo plano. A cidade já está planejando introduzir uma série de novas medidas para garantir a segurança na Oktoberfest. Alto BR24 Haverá mais comissários e maior número de pessoas para evitar grandes multidões. O prefeito Dieter Reiter anunciou que os tempos de espera nas entradas podem aumentar porque são necessários controles precisos. As discussões sobre a proibição de ferramentas e armas perigosas nas estações de trem, que valerá para o acesso à Oktoberfest, também estão na agenda da cidade.

Resta esperar que a Oktoberfest continue a ser segura e festiva, atraindo convidados de todo o mundo até 5 de outubro, embora estes eventos sejam um lembrete a todos para estarem atentos e se familiarizarem com as novas medidas de segurança.