A fonte permanece seca: a escultura desafia as preocupações hídricas de Munique!
No Westend Munique, o Oasenbrunnen permanece sem água após 36 anos. O comitê distrital decide preservá-lo como escultura.

A fonte permanece seca: a escultura desafia as preocupações hídricas de Munique!
A cidade de Munique decidiu contra uma saída de água para Oasenbrunnen na Kemptener Straße, que teve de funcionar sem água desde que foi construída em 1989. O comité distrital no sul de Munique já tinha rejeitado os custos de uma possível ligação à rede de água em 2020 e considerou a relocalização do poço muito cara. Agora a fonte permanecerá como uma “escultura de parque”, o que significa que não terá mais função borbulhante. Isso é relatado por Wochenanzeiger, que reflete o status atual.
Numa altura em que as novas construções na zona aumentam constantemente, o futuro da fonte também foi discutido. Alguns amigos da fonte sugeriram transferi-la para o próximo centro escolar Köwie ou para o planejado shopping center. No entanto, estas ideias surgiram demasiado tarde, uma vez que os projectos de construção já se encontravam numa fase avançada de planeamento.
As finanças falam uma língua diferente
Yuri Wostal, do comité distrital, sublinhou que a cidade tem actualmente menos dinheiro disponível do que em 2020, o que explica ainda mais a decisão de não fornecer água ao poço. A comissão decidiu, portanto, deixar a fonte no seu estado actual e continuar a vê-la como uma escultura, uma vez que não tem de borbulhar.
O Oasenbrunnen junta-se à longa lista de fontes de Munique, todas com história própria. Existem inúmeras fontes impressionantes em Munique que foram criadas por grandes artistas e moldam a paisagem urbana. Por exemplo, a fonte **Chapeuzinho Vermelho e o Lobo** foi criada em 1904 por Heinrich Düll e Georg Petzold, enquanto a **Fonte do Pai Reno** na ilha perto de Ludwigsbrücke foi construída em 1932 por Adolf von Hildebrandt. Para o povo de Munique, estas e muitas outras fontes são uma parte importante da sua cultura, mesmo que nem todas estejam em funcionamento. Uma visão geral das fontes mais famosas da cidade pode ser encontrada no site stadt.muenchen.de.
A fonte do oásis mantém um certo encanto com o seu novo papel como escultura do parque, embora já não consiga deliciar os transeuntes com água borbulhante. Nos dias de hoje, em que cada vez mais espaços verdes e áreas de lazer são criados nas áreas urbanas, ainda poderá tornar-se um ponto de observação tranquilo para residentes e transeuntes.