Véspera de Ano Novo em Munique: Tradições e a grande proibição dos fogos de artifício!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra quais costumes de Réveillon são tradicionais em Schwabing-Freimann e quais discussões existem sobre a proibição de fogos de artifício.

Erfahren Sie, welche Silvesterbräuche in Schwabing-Freimann Tradition haben und welche Diskussionen über Feuerwerksverbote bestehen.
Descubra quais costumes de Réveillon são tradicionais em Schwabing-Freimann e quais discussões existem sobre a proibição de fogos de artifício.

Véspera de Ano Novo em Munique: Tradições e a grande proibição dos fogos de artifício!

Hoje, 1º de janeiro de 2026, o povo de Munique relembra uma véspera de Ano Novo marcada por costumes tradicionais, mas também por um debate contínuo sobre fogos de artifício. Houve uma proibição estrita de lançamento de fogos de artifício no centro histórico e ao longo do Anel Médio, o que foi decidido principalmente por razões ambientais e de proteção dos animais. Como tz.de relatórios, a fundição em cera, uma alternativa ecologicamente correta à clássica fundição em chumbo, está de volta à moda. Em vez de pedaços de chumbo, a cera agora surge para dar esperança ao próximo ano.

Diferentes pratos da sorte não devem faltar na celebração. Na Alemanha, lentilhas, carne de porco e carpa de ano novo são servidas na mesa. Uma obrigação absoluta na Baviera são os Zopf de Ano Novo, uma deliciosa massa levedada, assim como os donuts, também conhecidos como Berliners ou panquecas. A “gritação de Ano Novo” é particularmente difundida em Allgäu e na Baixa Baviera, onde as crianças cumprimentam os vizinhos com cantos e barulho.

Os fogos de artifício e sua polêmica discussão

Os fogos de artifício ainda são uma batata quente. Há cinco anos, Alexander von Dercks e Jürgen Schmoll fundaram a iniciativa de cidadãos "Silvesterböller? Não, obrigado" para proibir os fogos de artifício privados em Munique. Em 2023, a iluminação entre Stachus e Marienplatz e dentro do Anel Médio será severamente restringida. Agora há apenas alguns lançamentos de poeira fina aqui, o que significa a paz tão esperada para muitos residentes. Mas o projeto encontrou resistência, como disse em voz alta a administração municipal Jornal noturno foi de opinião que a Lei Federal de Explosivos já regulamenta a regulamentação de fogos de artifício. No entanto, é surpreendente que proibições semelhantes sejam regularmente discutidas ou mesmo implementadas em muitas cidades ao redor do mundo, como Paris ou Nova Iorque.

A discussão sobre a proibição dos fogos de artifício na Alemanha está sendo acirrada por acidentes graves como os da véspera de Ano Novo de 2024. Houve vários feridos graves causados ​​pelo uso indevido de fogos de artifício. Embora se fale sobre os aspectos de segurança e o impacto ambiental, as pesquisas mostram que 53% dos alemães são a favor da proibição dos fogos de artifício. O Centro do Consumidor de Brandemburgo relata que a sociedade está mais dividida do que nunca: 39% são contra a proibição.

Consideração mútua

A discussão sobre proteção ambiental e estresse aos animais também está na agenda da cidade. O diretor do zoológico, Rasam Baban, e Kristina Berchtold, chefe do abrigo de animais de Munique, juntamente com outras organizações de proteção animal, pedem mais proteção para os animais, especialmente na véspera de Ano Novo. A exigência de uma zona de proibição ao redor do zoológico garante que fogos de artifício não sejam permitidos ali.

A cidade poderia propor eventos alternativos. Clemens Baumgärtner, da CSU, apoia a ideia de um show central de luz e laser para a véspera de Ano Novo de 2024, que está sendo discutido como um substituto para fogos de artifício privados. O grupo Green City Council também apoia esta proposta, pois representa um passo em direção a uma passagem de ano mais ambientalmente consciente.

Resta saber se a tradição dos fogos de artifício na passagem de ano tem futuro ou se pode ser substituída por alternativas amigas do ambiente. Mas uma coisa é certa: o desejo de felicidade, saúde e alegria é onipresente na véspera de Ano Novo e conecta as pessoas – independentemente de elas quererem uma festa ou uma noite tranquila.