Metrôs superlotados para a Allianz Arena: Cidadãos exigem soluções!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Moradores e torcedores de Freimann reclamam da superlotação do metrô para a Allianz Arena, enquanto o MVG planeja medidas voltadas para o futuro.

Anwohner und Fans in Freimann beklagen überfüllte U-Bahnen zur Allianz Arena, während MVG zukunftsweisende Maßnahmen plant.
Moradores e torcedores de Freimann reclamam da superlotação do metrô para a Allianz Arena, enquanto o MVG planeja medidas voltadas para o futuro.

Metrôs superlotados para a Allianz Arena: Cidadãos exigem soluções!

A Allianz Arena de Munique, conhecida por seus grandes eventos esportivos, costuma ser foco de discussões sobre como chegar lá. O mesmo aconteceu no dia 4 de junho de 2025, quando aconteceu a semifinal da Liga das Nações entre Alemanha e Portugal. Para este grande evento, dezenas de milhares de torcedores viajaram de metrô até a arena. A Companhia de Transporte de Munique (MVG) alertou antecipadamente sobre trens superlotados e gargalos no tráfego do metrô, especialmente após o jogo. O conselho de viajar cedo e estar preparado para tempos de espera mais longos foi ainda mais importante porque o metrô passa a cada cinco minutos para acomodar o fluxo de torcedores [Merkur] relata que já há muita atividade nas pistas antes dos jogos conjuntos.

Mas e os moradores que não estavam entre os sortudos que quiseram fazer a peregrinação à Allianz Arena? Muitas vezes eles têm que lutar com as linhas de metrô superlotadas, especialmente a U6. Moradores relatam dificuldades para embarcar nos trens lotados. Antes do jogo, os metrôs da Odeonsplatz estão superlotados e, depois do jogo, os trens vindos de Fröttmaning para a cidade têm o mesmo destino. Esta situação causa regularmente descontentamento entre os cidadãos [Zwei.].

Em janeiro de 2025, um pedido dos Verdes foi apresentado ao comitê distrital de Schwabing-Freimann. O objetivo era utilizar metrôs adicionais entre Münchner Freiheit e Kieferngarten para melhor atender à enorme demanda durante os jogos. Mas o pedido foi rejeitado pela cidade. Isto foi justificado pelo facto de não existirem opções de viragem em ambas as paragens. O MVG lamentou a decisão e referiu-se a um projeto planejado denominado “Tram Munique Norte”, que visa trazer melhorias para os residentes locais em dias de jogos [Merkur].

Foram fornecidos comboios adicionais, mas isto não parece ser suficiente. A lotação máxima do percurso já foi atingida, o que leva a um constante jogo de paciência dos viajantes em dias de jogos. O MVG não só espera metrôs lotados após os jogos, mas também alerta que a estação de metrô Fröttmaning poderá ser temporariamente fechada por razões de segurança.

Estas considerações são ainda mais importantes para os residentes de Munique, uma vez que os mapas de volume de tráfego da cidade, que se baseiam em cerca de 500 contagens, mostram que há também um aumento acentuado no volume de tráfego nas janelas de tempo em torno de grandes eventos desportivos. De acordo com a [cidade de Munique], são realizadas pesquisas semanais para obter informações sobre os níveis de tráfego. Estes inquéritos são realizados em dias úteis típicos, fora dos feriados e feriados, de forma a apresentar uma imagem realista da situação do trânsito.

Portanto, a situação é clara: a paixão pelo futebol traz não só alegria, mas também problemas - e não apenas para os torcedores, mas também para os moradores de Munique, que enfrentam diariamente os desafios do tráfego do metrô. Só podemos esperar que possam ser encontradas soluções a longo prazo para estes desafios, para que todos os residentes de Munique possam ir facilmente de A a B.