Negociações de paz em Gaza: É assim que o Programa Alimentar Mundial está a ajudar agora!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Webinar em 21 de julho de 2025 sobre assistência humanitária em Gaza com especialistas do Programa Alimentar Mundial. Registro necessário.

Webinar am 21. Juli 2025 über humanitäre Hilfe in Gaza mit Experten des World Food Program. Anmeldung erforderlich.
Webinar em 21 de julho de 2025 sobre assistência humanitária em Gaza com especialistas do Programa Alimentar Mundial. Registro necessário.

Negociações de paz em Gaza: É assim que o Programa Alimentar Mundial está a ajudar agora!

A actual situação em Gaza atingiu proporções dramáticas e a assistência humanitária é necessária mais urgentemente do que nunca. Um webinar que acontecerá em 21 de julho de 2025 às 19h. abordará as perspectivas de paz em Gaza. Organizado pela Fundação Heinrich Böll em Tel Aviv, participará o renomado Martin Rentsch, Chefe de Comunicações e Advocacia do Programa Mundial de Alimentos (PMA). O evento online aborda os desafios da ajuda humanitária, que se tornaram ainda mais complexos após a retirada dos EUA e de outros países doadores. Qualquer pessoa interessada pode registrar-se através do Verdes de Munique.

Um ponto de viragem parece ter ocorrido em Janeiro de 2025, quando foi acordado um cessar-fogo em Gaza. Este cessar-fogo permitiu um influxo maciço de ajuda e reduziu o risco de fome. Segundo o PMA, quase 47 mil toneladas de ajuda alimentar foram entregues até 13 de fevereiro. O PAM também beneficiou quase 862.400 pessoas com assistência de emergência, incluindo cestas básicas e refeições quentes. O que é particularmente agradável é a retoma da distribuição de refeições quentes, que começou no norte de Gaza com 20.000 refeições por dia em Beit Lahiya.

Desafios e suporte

Mas os desafios continuam enormes: embora os preços dos alimentos tenham caído ligeiramente, continuam extremamente elevados em comparação com os preços anteriores ao conflito. Por exemplo, os ovos estão 50% mais baratos do que em Dezembro, mas ainda 1.200% mais caros do que antes da guerra. Apesar deste aumento de preços, o PMA expandiu a sua assistência em dinheiro a 14.800 famílias para apoiar as famílias locais em momentos de necessidade. Estas medidas destinam-se a garantir que as pessoas em Gaza tenham acesso a alimentos básicos.

A longo prazo, o PAM pretende restaurar a produção local de alimentos e devolver às pessoas os seus meios de subsistência. Para os próximos meses, o PAM precisa urgentemente de 219 milhões de dólares para ajudar até 1,5 milhões de pessoas todos os meses. A necessidade de manter o cessar-fogo é considerada essencial pela organização para garantir a segurança a longo prazo do abastecimento alimentar e da ajuda humanitária.

Conclusão e perspectivas

O webinar de 21 de julho não só lançará luz sobre as condições da ajuda humanitária, mas também discutirá possíveis contribuições da Alemanha. A informação recolhida sobre a situação e os desafios actuais do PAM é de grande importância, especialmente num momento em que a comunidade global precisa de se unir mais do que nunca. Uma boa mão no envolvimento pode significar que a ajuda chega onde é mais necessária.