Relâmpago sacode Trudering: Jardim em chamas e danos!
Um raio em Trudering em 2 de julho de 2025 danificou jardins e equipamentos enquanto a Baviera registra outro recorde de raios.

Relâmpago sacode Trudering: Jardim em chamas e danos!
Em Trudering, um distrito de Munique, um relâmpago espetacular causou comoção. Daniel Schulz, morador local, relatou o incidente, ocorrido na noite de quarta-feira, 2 de julho, pouco antes das 20h. Apesar do céu azul brilhante, havia muitos relâmpagos.
O raio atingiu milhões de volts entre duas árvores do jardim de Schulz e causou danos consideráveis. Lajes de concreto quebradas e pequenos incêndios em raízes e sebes foram o resultado do forte impacto. “Houve um grande estrondo e então surgiu uma luz forte”, disseram vizinhos que testemunharam o incidente.
Danos e consequências
Os bombeiros foram imediatamente alertados e os bombeiros da Polícia Judiciária estão agora a analisar os danos. O impacto nos dispositivos eletrónicos do bairro é particularmente trágico: televisores, computadores e telefones foram danificados pelo raio. Daniel Schulz e sua família ainda tiveram que ficar três dias sem internet, mas felizmente não ficaram feridos.
O perigo relâmpago de Munique
A elevada atividade de raios na Baviera não é surpreendente. Em 2024, o Estado Livre registou 56.664 descargas atmosféricas, cerca de um quarto de todas as descargas atmosféricas registadas na Alemanha. No topo da lista dos locais com mais raios está Rosenheim, a “capital dos raios” com incríveis 2,98 relâmpagos por quilómetro quadrado. A própria Munique tem uma densidade de raios de 1,16 raios por metro quadrado, o que a torna a cidade mais rica em raios da Alemanha - um título que os moradores da cidade conhecem.
Em comparação com a Alemanha como um todo, o número de descargas atmosféricas está a aumentar. Um total de 209.619 raios caíram em 2024, um aumento de oito por cento em relação ao ano anterior, de acordo com o notícias diárias informado.
Curiosamente, embora a densidade de raios em Hamburgo tenha sido a mais elevada entre os estados federais, o número total permanece relativamente baixo, com 702 descargas atmosféricas. As maiores densidades de raios na Baviera podem ser encontradas no distrito de Miesbach, enquanto Bayreuth tem o valor mais baixo, com apenas 0,11 descargas atmosféricas por quilômetro quadrado.
Causas e perspectivas
As razões para a elevada atividade de raios na Baviera são diversas, com a proximidade dos Alpes desempenhando um papel crucial. Os relâmpagos geralmente ocorrem em climas quentes e úmidos, exatamente quando as tempestades estão se formando. Os residentes de Munique devem ter especial cuidado no verão, quando as trovoadas se tornam mais frequentes.
Relâmpagos no jardim definitivamente não são algo para se brincar, e o incidente em Trudering mostra mais uma vez o quão poderosa a natureza pode ser. Resta esperar que a tecnologia dos residentes seja melhor protegida no futuro e que tais incidentes sejam evitados.
As estatísticas relâmpago desativadas Estatista sublinha claramente as tendências; os números poderão ser registrados com ainda mais precisão no futuro. Como todos sabemos, o tempo não é algo para se brincar, e a população de Munique certamente sentiu isso.