Os ciclistas em Munique estão frustrados: ciclovias muito estreitas e carros perigosos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os ciclistas em Munique estão insatisfeitos com a infraestrutura cicloviária. Os resultados do teste climático de bicicletas ADFC 2024 esclarecem as deficiências.

Radfahrer in München zeigen sich unzufrieden mit der Radinfrastruktur. Ergebnisse des ADFC-Fahrradklima-Tests 2024 beleuchten die Mängel.
Os ciclistas em Munique estão insatisfeitos com a infraestrutura cicloviária. Os resultados do teste climático de bicicletas ADFC 2024 esclarecem as deficiências.

Os ciclistas em Munique estão frustrados: ciclovias muito estreitas e carros perigosos!

Há um clima sóbrio entre os ciclistas em Munique. Ao apresentar o Testes climáticos de bicicletas ADFC 2024 Eva Mahling, presidente estadual da ADFC na Baviera, expressou críticas claras. O inquérito deste ano mostrou mais uma vez que a situação dos ciclistas na Baviera praticamente não melhorou, apesar dos esforços envidados nos últimos anos. Embora 213.000 participantes tenham partilhado as suas impressões e experiências, o feedback sobre a infraestrutura cicloviária é tudo menos positivo.

Um problema central são as ciclovias que são demasiado estreitas e muitas vezes bloqueadas por estacionamento, o que prejudica gravemente a sensação de segurança dos ciclistas. O que é alarmante é que 60 a 70 por cento dos condutores não mantêm a distância necessária nas ultrapassagens. Mahling apela, portanto, ao governo do estado para que tome medidas urgentes para melhorar as ciclovias e a segurança rodoviária. O controle inadequado de carros estacionados incorretamente nas ciclovias e o número limitado de bicicletas nos transportes públicos também foram avaliados em apenas 4,7 - a Baviera está particularmente mal aqui.

Estagnação apesar dos aspectos positivos

Apesar do feedback negativo, também há aspectos positivos a relatar. Em comparação com a média nacional, a limpeza de ciclovias, o serviço de inverno e os raros roubos de bicicletas comparam-se favoravelmente. Com nota 3,89, Munique ocupa o quinto lugar entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, enquanto Erlangen recebeu a melhor nota entre 200 mil habitantes com 3,13. No entanto, os resultados em Munique têm estado estagnados há vários anos, o que coloca a cidade sob pressão de planeamento.

Outro ponto de crítica são os investimentos em áreas que os ciclistas consideram menos relevantes. Os entrevistados queriam urgentemente ciclovias largas e melhores opções para transportar bicicletas nos transportes públicos. Afinal, os ciclistas esperam que as suas vozes sejam ouvidas, não só quando os resultados forem apresentados nesta primavera, mas também no futuro, quando o próximo ocorrer no dia 1 de setembro. Teste climático de bicicleta começa. Muito feedback pode ser esperado mais uma vez aqui, o que deverá servir como uma base valiosa para os responsáveis.

Um olhar para o futuro

O inquérito, que está a ser realizado pela décima primeira vez, não deverá ser excepção. Os ciclistas podem lotar a sua cidade até ao final de novembro de 2024 e, assim, também ter uma palavra a dizer no planeamento futuro. O grande número de participantes, que ascendeu a cerca de 245.000 no último inquérito, deixa clara a relevância do teste para a política de transportes. Afinal, é nada menos que uma das maiores pesquisas de satisfação com o ciclismo do mundo. Nos próximos meses, espera-se que os políticos levem a sério os resultados e iniciem as mudanças necessárias.

Os residentes de Munique sabem: Andar de bicicleta deve ser seguro e divertido! Isto não se deve apenas aos próprios ciclistas, mas também a uma forte vontade política de melhorar a infra-estrutura. Agora é a hora de defender a mudança!