Orçamento de Munique 2025: Em busca de ideias de cidadãos para o futuro da cidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique está a apoiar ideias dos cidadãos com um milhão de euros no orçamento de Munique para 2025 para melhorar a mobilidade urbana e o design.

München fördert Bürgerideen mit einer Million Euro im München-Budget 2025 zur Verbesserung der städtischen Mobilität und Gestaltung.
Munique está a apoiar ideias dos cidadãos com um milhão de euros no orçamento de Munique para 2025 para melhorar a mobilidade urbana e o design.

Orçamento de Munique 2025: Em busca de ideias de cidadãos para o futuro da cidade!

Uma experiência emocionante na participação dos cidadãos ganhou impulso em Munique: o novo orçamento de Munique para 2025 prevê um total de um milhão de euros para promover ideias da população. O prefeito Dieter Reiter convida todos os residentes de Munique com 14 anos ou mais a participarem ativamente e enviarem suas próprias sugestões para o design da cidade. Os cidadãos mais jovens podem fazê-lo acompanhados pelos pais. As propostas devem incluir projetos específicos que sejam da responsabilidade da cidade e podem custar no máximo 100 mil euros. O objetivo é usar a diversidade e a criatividade da população para tornar a paisagem urbana atraente, de acordo com Süddeutsche.de.

As ideias agora podem ser enviadas através da plataforma Unser.muenchen.de. Um número de acesso inicial já mostra que a participação cidadã é bem recebida – 280 ideias já haviam sido submetidas até 27 de maio de 2025, a maioria nas categorias “Desenho Urbano” e “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. O espectro varia desde sugestões para tornar as ruas mais verdes até novos parques infantis e latas de lixo. O que poderia ser um incentivo melhor do que a oportunidade de moldar ativamente o seu próprio bairro?

Processo de participação e prazo

O prazo para apresentação de propostas é 9 de junho de 2025. Seguir-se-á uma fase de votação em que os cidadãos poderão decidir quais as suas favoritas entre 17 e 30 de junho. As 20 propostas que receberem mais votos serão analisadas quanto à viabilidade de julho a outubro de 2025. Uma votação final terá lugar de 15 a 31 de outubro de 2025. Isto garante um processo transparente e participativo — um modelo que inspirou inúmeras cidades como Paris e Barcelona. O conceito já foi decidido em novembro de 2023, com base numa candidatura de 2021 e mostra a importância da participação cidadã para o desenvolvimento urbano, como sublinha unser.muenchen.de.

Em contraste com o orçamento distrital da cidade, que apoia projectos locais, o orçamento de Munique destina-se a projectos a nível da cidade. Isto abre novas oportunidades para abordagens holísticas ao desenvolvimento urbano em que todos os organismos e intervenientes responsáveis ​​sejam incluídos no processo. Tais modelos participativos desempenham um papel central no desenvolvimento urbano sustentável, como também pode ser visto noutras cidades, por exemplo na área de Dragonera em Berlim ou em projectos em Lindlar e Lübeck que são caracterizados pela participação dos cidadãos Construção urbana financiamento.

Olhando para o futuro

O teste piloto do orçamento de Munique durará um total de três anos e será uma experiência valiosa tanto para a administração da cidade como para os cidadãos. O dinheiro poupado para projetos específicos não deve resultar em despesas permanentes, o que não prejudica o quadro financeiro da cidade. “A ponte verde”, um conceito para um telhado verde sobre os trilhos ferroviários em direção a Pasing e Obermenzing, poderia talvez se tornar realidade e mostrar como a participação dos cidadãos pode ser lucrativa. Conectar bairros anteriormente separados poderia melhorar significativamente a mobilidade de pedestres e ciclistas.

Então a bola está agora no campo de Munique: aproveite a oportunidade para contribuir com as suas ideias e influenciar ativamente a paisagem urbana! A cidade mal pode esperar para ver as sugestões criativas dos cidadãos.