Caixa eletrônico explodido em Küps: Polícia procura testemunhas!
Em 17 de julho de 2025, um caixa eletrônico em Küps, na Alta Francônia, explodiu. A polícia procura testemunhas e informações.

Caixa eletrônico explodido em Küps: Polícia procura testemunhas!
Nas primeiras horas da manhã de 17 de julho de 2025, às 4h05, para ser mais preciso, um caixa eletrônico na Sparkasse Kulmbach-Kronach em Küps, Alta Francônia, explodiu. O incidente ocorreu na Bahnhofstrasse 29 e os suspeitos são atualmente desconhecidos. Alto Polícia da Baviera Os perpetradores fugiram em direção desconhecida em um veículo escuro. Felizmente, não houve feridos na explosão.
A explosão foi percebida por moradores alertas que imediatamente informaram a polícia. A polícia criminal de Coburg assumiu a investigação, apoiada pelo Departamento de Polícia Criminal do Estado da Baviera (BLKA). Os serviços de emergência estão actualmente a investigar os explosivos utilizados, cuja origem está a ser determinada no Instituto Forense de Munique. Os danos materiais ao edifício também são significativos, mas ainda não foram quantificados com precisão, e a quantidade de dinheiro roubado também permanece incerta.
Chamada de testemunhas e investigações
Os investigadores estão pedindo ajuda ao público. Em particular, procuramos informações sobre pessoas ou veículos suspeitos na noite do ataque. Qualquer pessoa que tenha visto algo ou tenha conseguido fazer observações relevantes deve denunciar a polícia. Isso pode ser feito pelo telefone 089/1212 – 0 ou em qualquer delegacia. A polícia criminal de Coburg também pode ser contatada pelo telefone 09561/6450.
A explosão do caixa eletrônico em Küps faz parte de uma série preocupante de explosões de caixas eletrônicos que têm sido repetidamente manchetes na Alemanha, Áustria e Suíça nos últimos meses. Alto Tendências líquidas 50 casos foram documentados apenas na Alemanha, enquanto 12 explosões em máquinas de venda automática ocorreram na Áustria e 18 na Suíça. Muitos destes crimes ocorrem perto de fronteiras ou autoestradas, permitindo que os perpetradores escapem rapidamente para o estrangeiro.
O incidente em Küps evidencia mais uma vez os desafios que as autoridades de segurança enfrentam. A taxa de resolução destas explosões em máquinas de venda automática é alarmantemente baixa, o que indica a abordagem bem organizada dos perpetradores. A combinação do planeamento estratégico e das condições geográficas dos locais dos crimes torna a investigação consideravelmente mais difícil.
Resta esperar que os investigadores recebam rapidamente informações para capturar os perpetradores e evitar novos incidentes deste tipo. Pede-se ainda ao público que esteja vigilante e que transmita imediatamente à polícia qualquer informação que possa ser relevante sobre este assunto.