Pirotecnia e celebrações não autorizadas: caos no centro histórico de Munique!
Untergiesing: Reunião não anunciada em área de proteção paisagística com 50-70 participantes, a polícia encerra a celebração.

Pirotecnia e celebrações não autorizadas: caos no centro histórico de Munique!
No sábado, 6 de setembro de 2025, ocorreram vários incidentes em Munique que se caracterizaram por reuniões não registadas e eventos não autorizados. Uma reunião na cidade velha, em particular, atraiu a atenção da polícia. Um grupo de cerca de 10 pessoas se reuniu na Briennerstrasse, perto de Wittelsbacher Platz. Eles incendiaram objetos pirotécnicos, apresentaram um grande banner para o Salão Internacional do Automóvel (IAA) e pintaram a superfície da estrada com grafites. A polícia só conseguiu encontrar um homem de Munique de 25 anos, que foi libertado após novas medidas policiais. No entanto, os esforços de busca para identificar outras pessoas envolvidas não tiveram sucesso. As pessoas que eles conhecem estão agora a ser investigadas por violações da Lei de Montagem e Explosivos, bem como por danos materiais, como relata polizei.bayern.de.
Problemas semelhantes com eventos não autorizados também ficaram evidentes em outros locais da cidade. Em Untergiesing, ocorreu um evento não autorizado na área de proteção paisagística por volta das 23h30. Estima-se que entre 50 e 70 foliões estiveram presentes. A polícia fez contato com os participantes e encerrou as comemorações. Este foi um evento liderado por um homem de 47 anos de Munique. Devido ao evento não autorizado e à perturbação da paz, foram denunciadas infrações administrativas.
Festa rave não autorizada
Na manhã do mesmo dia, por volta das 8h30, a polícia descobriu outro evento não autorizado numa floresta perto do triângulo da autoestrada Munique-Feldmoching. Cerca de 35 pessoas estiveram presentes na festa rave. O organizador de 57 anos, do distrito de Munique, foi denunciado e os presentes tiveram que deixar o local.
Acidente de trânsito nas ruas de Munique
Mas os agentes da lei de Munique não estavam ocupados apenas com reuniões naquele dia. Às 18h00 ocorreu um acidente de trânsito entre um carro e uma motocicleta em Allach-Untermenzing. Um motociclista de 58 anos que esperava no sinal vermelho foi atropelado por um motorista de 51 anos que ignorou o sinal vermelho. O motociclista sofreu ferimentos leves e precisou ser levado ao hospital. Os danos materiais ascendem a vários milhares de euros. O motorista do carro enfrenta agora investigações sobre lesões corporais negligentes e outras infrações de trânsito, que estão sendo conduzidas pela polícia de trânsito de Munique.
Quadro jurídico para reuniões
Um aspecto central destes incidentes é o direito de reunião, que está intimamente ligado à liberdade de expressão. De acordo com anwalt-suchservice.de, todos os alemães têm o direito de se reunir pacificamente e sem armas, de acordo com o Artigo 8 da Lei Básica Lei, sem necessidade de autorização prévia. No entanto, existem requisitos legais que devem ser observados. Reuniões não anunciadas geralmente não são ilegais, mas podem ser punidas com multas elevadas ou até prisão.
A chamada Lei da Assembleia regulamenta a realização de reuniões públicas, sendo necessária inscrição com 48 horas de antecedência. As contra-ordenações podem levar à dispersão de ajuntamentos, o que mostra a importância do cumprimento das regras para garantir a segurança e a ordem públicas. Como observa rechtsforschung-verstanden.de, a liberdade de reunião é ainda mais consolidada através de acordos internacionais, tornando-a uma parte indispensável da ordem democrática básica.