Caos em Obergiesing: Os jovens festejam loucamente, a polícia tem que intervir!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Obergiesing-Fasangarten, Munique: Aumentada a festa juvenil com 150 convidados, a polícia foi chamada sobre o lançamento de fogos de artifício e a perturbação da paz.

Obergiesing-Fasangarten, München: Eskalierte Jugendfeier mit 150 Gästen, Polizei ruft wegen Böllerwurf und Ruhestörung.
Obergiesing-Fasangarten, Munique: Aumentada a festa juvenil com 150 convidados, a polícia foi chamada sobre o lançamento de fogos de artifício e a perturbação da paz.

Caos em Obergiesing: Os jovens festejam loucamente, a polícia tem que intervir!

Se uma festa de aniversário sai rapidamente do controle, então estamos lidando exatamente com uma situação semelhante em Obergiesing, Munique. No dia 6 de dezembro de 2025, um grupo de jovens pretendia realizar uma festa para dois jovens de 16 e 17 anos num escritório pertencente ao pai de um dos anfitriões. O plano era ter cerca de 50 convidados, mas na verdade eram incríveis 150, o que realmente agravou a situação. A comemoração, que inicialmente começou divertida, acabou em uma escalada em que a polícia teve que ser chamada, como relata [tz.de](https://www.tz.de/muenchen/stadt/obergiesing-fasangarten-ort68446/100-gaeste-mehr-als-geplant- Feier-von-jugendlichen-eskaliert-im-buero-des- Vaters-94074897.html).

Os problemas começaram quando um convidado de uma festa de 17 anos atirou um foguete de um carro em movimento contra um grupo de pessoas em um ponto de ônibus. Durante esta ação condenável, um jovem de 16 anos foi atingido no joelho, mas felizmente saiu ileso. Tais incidentes não são apenas perigosos, mas também têm consequências jurídicas, como afirma o taz. O lançador pode ter que responder por tentativa de lesão corporal grave e violação da Lei de Explosivos.

Consequências legais de ataques de fogos de artifício

O quadro jurídico é claro: qualquer pessoa que atire fogos de artifício às pessoas pode ser condenada a uma pena até dez anos se envolver lesões corporais perigosas. Estas regulamentações não são novas, mas destinam-se a evitar que tais ataques pirotécnicos contra pessoas inocentes se tornem um hábito. Danos materiais causados ​​por fogos de artifício, como pára-brisa danificado após o incidente, também podem levar os responsáveis ​​a tribunal. A situação em Obergiesing não é apenas um episódio triste, mas também destaca o controverso tratamento dos fogos de artifício na Alemanha.

Isto nos leva ao tema dos fogos de artifício - uma tradição que não só traz alegria, mas também pode ter consequências graves. De acordo com aekn.de, crianças e jovens estão particularmente em risco quando se trata de ferimentos causados ​​por fogos de artifício e foguetes. Todos os anos, esses espetáculos barulhentos e coloridos causam inúmeros ferimentos e até danos permanentes. A Associação Médica da Baixa Saxônia relata um aumento nas queimaduras durante as férias.

Riscos e reclamações para a saúde

O impacto negativo dos fogos de artifício na saúde também é inegável. Todos os anos, na Alemanha, cerca de 2.050 toneladas de poeira fina são liberadas pelos fogos de artifício da véspera de Ano Novo, o que sobrecarrega nossos pulmões. Além disso, os ruídos podem causar danos auditivos permanentes, o que a Dra. Martina Wenker, presidente da Associação Médica da Baixa Saxônia, pede para repensar a sociedade em relação aos fogos de artifício. Para ela, os fogos de artifício só devem ser acesos por pessoas qualificadas para minimizar os riscos à saúde.

De volta a Obergiesing, onde a celebração foi finalmente interrompida pela polícia por volta das 21h15. depois que os moradores pediram ajuda porque estavam perturbando a paz. O incidente mostra mais uma vez que existe uma clara necessidade de acção, não só no que diz respeito ao manuseamento de fogos de artifício nas celebrações, mas também em geral, a fim de reduzir os perigos causados ​​pelo acendimento indiscriminado de fogos de artifício.