Munique mostra suas cores: curva contra a direita na Rotkreuzplatz!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 17 de agosto, a campanha “Cantos contra a Direita” começa na Rotkreuzplatz em Munique para protestar contra a presença e o ódio da direita.

Am 17. August startet die Aktion „Cornern gegen Rechts“ am Rotkreuzplatz in München, um gegen rechte Präsenz und Hass zu protestieren.
No dia 17 de agosto, a campanha “Cantos contra a Direita” começa na Rotkreuzplatz em Munique para protestar contra a presença e o ódio da direita.

Munique mostra suas cores: curva contra a direita na Rotkreuzplatz!

Em Munique há resistência contra as tendências de direita cada vez mais presentes. A aliança “Juntos contra a Direita Munique” lançou uma ação chamada “Cantos contra a Direita”. Isso acontecerá no domingo, 17 de agosto, na Rotkreuzplatz. Aqui os organizadores querem dar o exemplo contra o ódio e a presença da direita em espaços públicos. Nos “Cantinhos” as pessoas se reúnem, ouvem música, trocam ideias e assim fortalecem a comunidade. O evento está previsto a partir das 13h. às 17h e promete uma programação variada com música ao vivo, atividades criativas e oportunidades de diálogo. O objectivo é que residentes e transeuntes trabalhem juntos por uma sociedade aberta e respeitosa, na qual o ódio não tenha lugar. “Os espaços públicos pertencem a todos nós e não aos extremistas”, sublinha a aliança, que está a planear novas ações com diferentes focos para agir contra os slogans da direita. Isto está a acontecer num contexto de um aumento alarmante do simbolismo de direita na cidade, como autocolantes, graffiti e manifestações, que estão a perturbar muitos residentes de Munique.

Especialmente tendo em conta os últimos desenvolvimentos na área do extremismo de direita, tal compromisso é mais importante do que nunca. O Gabinete Federal para a Protecção da Constituição classificou recentemente a AfD como “certamente extremista de direita”. Esta classificação, que se tornou pública na sexta-feira, pode aumentar a probabilidade de proibição do partido pelo Tribunal Constitucional Federal. Por esta razão, estão a ser organizados protestos em toda a Alemanha para persuadir o novo governo a propor uma proibição da AfD. Os manifestantes já protestaram contra a colaboração de Friedrich Merz com a AfD no início de 2025 e exigiram veementemente que a AfD não fosse mais tratada como um partido comum. Torna-se claro aqui que muitos cidadãos querem trabalhar ativamente contra o extremismo e por uma sociedade democrática.

Números e tendências alarmantes

Outro aspecto preocupante é a instrumentalização das questões sociais por extremistas de direita. Estas posições são frequentemente utilizadas para incitar o discurso de ódio contra as minorias, especialmente a comunidade LGBTIQ, o que levou a um aumento dos ataques nos últimos anos. Por exemplo, ações perturbadoras contra os eventos do Christopher Street Day não são incomuns. Estes desenvolvimentos sublinham a urgência com que Munique e outras cidades devem tomar medidas contra as tendências extremistas de direita.

Munique contra o ódio

O próximo evento na Rotkreuzplatz não é apenas uma ação local, mas parte de um clamor social mais amplo contra o extremismo de direita. A aliança “Juntos Contra a Direita Munique” também quer criar uma plataforma para unir as vozes daqueles que defendem valores como a tolerância e o respeito fora da corrente política dominante. Neste sentido, a aliança convida todos os residentes de Munique a tornarem-se ativos e a fazerem parte do ambiente social. O apelo à participação na campanha é um sinal de que os residentes de Munique não tolerarão slogans de direita. Graças a atividades conjuntas, estes valores podem brilhar de forma positiva e enviar uma mensagem clara: o ódio não tem lugar na nossa cidade.

Já está claro: a campanha “Canto contra a Direita” não será apenas palco de músicas e conversas, mas também de um forte compromisso com a sociedade civil e contra qualquer forma de extremismo. Esteja lá!