Munique decide: candidatura olímpica com participação recorde!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 26 de outubro de 2025, 1,1 milhão de residentes de Munique votarão numa candidatura olímpica para 2036, 2040 ou 2044.

Am 26.10.2025 stimmen 1,1 Millionen Münchner über eine Olympia-Bewerbung für 2036, 2040 oder 2044 ab.
Em 26 de outubro de 2025, 1,1 milhão de residentes de Munique votarão numa candidatura olímpica para 2036, 2040 ou 2044.

Munique decide: candidatura olímpica com participação recorde!

Uma possível candidatura para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Verão será votada em Munique, em 26 de outubro de 2025. Cerca de 1,1 milhão de cidadãos podem votar, e a elevada participação de mais de um terço (33,7%) mostra que o tema preocupa os residentes de Munique. Alto tz.de Esta é a maior participação num referendo em Munique, ainda maior do que na votação para a construção da arena.

O referendo quer esclarecer se a cidade deve considerar a candidatura para os jogos de 2036, 2040 ou 2044. Os proponentes esperam que os Jogos Olímpicos impulsionem o desenvolvimento urbano, especialmente na construção de habitação e nos transportes públicos. O prefeito Dieter Reiter (SPD) enfatiza que as instalações esportivas existentes desde 1972, como o Estádio Olímpico e o Salão Olímpico, podem ser utilizadas para uma implementação sustentável. O plano é realizar também competições nas cidades vizinhas, como remo em Oberschleißheim ou natação no Lago Starnberg, o que poderia reduzir a carga sobre a cidade.

Vozes do povo de Munique

As opiniões entre os residentes de Munique estão divididas. Arvid Trapp e Theresa Ullmann (34) de Neuhausen estão otimistas e votam a favor da candidatura. Eles elogiam as abordagens sustentáveis ​​e a oportunidade de desenvolver ainda mais a cidade. Judith Ledvina (88) tem memórias positivas dos jogos de 1972 e também apoia a candidatura, uma vez que já existem muitas instalações desportivas.

Por outro lado, também existem vozes críticas. Lennart Söncksen (27) decidiu contra o pedido para enfatizar os aspectos sociais, especialmente as tensas condições de vida. Christina Husband (31) e Leonie Brugger (25) também temem o aumento dos custos e gostariam que os investimentos fossem distribuídos de forma mais justa, por exemplo, para investir mais em educação e infra-estruturas.

Críticas e preocupações

Os críticos, personificados pela aliança “NOlympia”, alertam para possíveis dívidas e aumento do custo de vida. Eles apontam para as explosões de custos observadas em outras cidades, como Paris para as Olimpíadas de 2024. Eles também temem a gentrificação, onde os aluguéis poderiam disparar como resultado dos jogos. Os oponentes da aplicação questionam a sustentabilidade e a viabilidade económica dos jogos.

Um aspecto importante é atingir o quórum para que o referendo se torne vinculativo. Pelo menos dez por cento dos elegíveis para votar, ou seja, cerca de 110.000 pessoas, devem participar. Mais de 100 assembleias de voto estavam abertas no dia da votação. Os primeiros resultados desta votação são esperados por volta das 19 horas, enquanto a decisão sobre a cidade candidata será tomada pela Confederação Alemã de Desportos Olímpicos (DOSB) no outono de 2026.

A decisão de muitos residentes de Munique é simbólica não apenas para um evento desportivo, mas para o futuro da cidade e para a forma como esta pretende desenvolver-se ainda mais. A discussão sobre a candidatura olímpica certamente ocupará mais algumas páginas.