Onda de calor causa falha no bonde: Romanstrasse arrasada!
Neuhausen-Nymphenburg: Dias quentes causam danos ao bonde; Os moradores estão pedindo que a Romanstrasse seja esverdeada. ##tráfego## ##calor##

Onda de calor causa falha no bonde: Romanstrasse arrasada!
Calor, asfalto e tráfego ferroviário – estas são as questões definidoras que paralisaram a linha 12 do eléctrico de Munique na noite de segunda-feira. Ocorreram danos no bonde na Romanstrasse, o que está diretamente relacionado ao calor extremo dos últimos dias. O asfalto entre os trilhos inchou, causando um incidente conhecido como “explosão”, que resultou na interrupção imediata do tráfego. Esta situação não passou despercebida: os passageiros denunciaram os danos à polícia por volta das 20h45, que então protegeu a área afetada e informou a Münchner Verkehrsgesellschaft (MVG) - o Abendzeitung relatórios.
O calor também atingiu fortemente Munique nas últimas semanas. Especialmente em bairros urbanos densamente povoados como Neuhausen-Nymphenburg, as condições meteorológicas extremas podem levar ao sobreaquecimento, o que afecta a qualidade de vida dos residentes. De acordo com uma análise do stress térmico urbano abordada pela Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, o risco de problemas e inconvenientes de saúde aumenta à medida que as temperaturas sobem acima do normal.
Necessidade de reforma na Romanstrasse
A Romanstrasse é o foco dos planejadores urbanos, que há vários anos trabalham para melhorá-la. O comitê distrital de Neuhausen-Nymphenburg apresentou repetidamente propostas para tornar mais verde e melhorar a qualidade da estadia. Em particular, a falta de árvores nas avenidas e a falta de trilhas gramadas pioram a paisagem urbana em comparação com ruas mais movimentadas, como Agnes-Bernauer-Straße. Mas acontece que o calor não é o único inimigo: no início do ano, o pedido de redesenho foi rejeitado por falta de financiamento e de processos de planeamento necessários, como explica o Tramreport.
Na noite de segunda-feira, à medida que a tragédia se desenrolava, o serviço de bonde ficou paralisado por cerca de duas horas. O MVG reagiu prontamente e criou um serviço de substituição ferroviária por táxi – uma solução rápida, mas ainda irritante para os passageiros. Após a reparação dos danos, as operações puderam ser retomadas por volta das 22h, sendo a camada asfáltica danificada temporariamente coberta. Estes incidentes ilustram a importância do estado da infra-estrutura para a mobilidade e segurança na cidade.
Um olhar para o futuro
Uma substituição ferroviária da linha 12 do bonde, que está equipada com trilhos de décadas de 1993, está planejada para o próximo ano. No entanto, resta saber se a redesenho urgentemente necessária da Romanstrasse também será considerada. A necessidade de uma ecologização e de uma adaptação climática mais eficaz torna-se cada vez mais urgente dada a frequência crescente das ondas de calor. Em última análise, a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos estão indissociavelmente ligadas, razão pela qual a cidade e os seus planeadores são obrigados a desenvolver soluções sustentáveis.
Os recentes acontecimentos em Munique mostram mais uma vez que o calor não é apenas um fenómeno meteorológico, mas também tem efeitos graves nas nossas infra-estruturas urbanas e nos seus utilizadores. É hora de os líderes das cidades se concentrarem em vários aspectos do planeamento urbano, a fim de enfrentar os desafios das alterações climáticas.