Novo boom ferroviário: expansão de quatro vias entre Nuremberg e Bamberg concluída!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A rota ICE Munique-Berlim será mais estável e rápida graças à expansão de quatro vias entre Nuremberg e Bamberg.

Die ICE-Strecke München-Berlin wird durch den viergleisigen Ausbau zwischen Nürnberg und Bamberg stabiler und schneller.
A rota ICE Munique-Berlim será mais estável e rápida graças à expansão de quatro vias entre Nuremberg e Bamberg.

Novo boom ferroviário: expansão de quatro vias entre Nuremberg e Bamberg concluída!

A viagem entre Munique e Berlim será agora mais rápida e estável, uma vez que a expansão da rota recentemente concluída perto de Nuremberga aumentou significativamente a capacidade. A expansão de quatro vias entre Nuremberga e Bamberg está em operação desde 9 de setembro de 2025, encerrando um gargalo significativo na rede ferroviária alemã. O percurso de aproximadamente 60 quilômetros é utilizado por uma média de 350 trens todos os dias. Esta é uma clara melhoria para os passageiros e viajantes nesta ligação popular, que faz parte do “Projeto de Transporte da Unidade Alemã No. 8”, que também inclui a nova construção e expansão da rota ICE de Nuremberg via Erfurt e Leipzig para Berlim, como [n-tv.de].

Com estas novas quatro vias, os comboios rápidos e lentos podem agora circular independentemente uns dos outros, o que melhorará visivelmente a pontualidade e a fiabilidade das operações ferroviárias em geral. Investimentos no valor de cerca de dois mil milhões de euros, reunidos pelo governo federal, pelo Estado Livre da Baviera, pelos municípios e pela Deutsche Bahn, tornaram este projecto uma realidade. As obras propriamente ditas prolongaram-se por vários anos e, entre outras coisas, produziram 40 quilómetros de novas vias e 45 quilómetros de linhas aéreas, relata Deutsche Ferrovia.

Inovações técnicas e ganhos para a região

Além da ampliação da via, também foram construídas novas barreiras acústicas e instaladas plataformas sem barreiras nas estações Hirschaid e Strullendorf. O acesso sem barreiras desempenha um papel importante aqui, mesmo que a estação de Buttenheim não seja completamente reconstruída até o outono de 2024. As modernizações não são apenas um alívio para os passageiros, mas também prometem fortalecer a economia nesta região.

Em conexão com o comissionamento, o Ministro Federal dos Transportes, Patrick Schnieder, enfatizou a importância de tais projetos para o desenvolvimento econômico. Também o Dr. Philipp Nagl, CEO da DB InfraGO AG, explicou as vantagens da expansão de quatro vias e o seu potencial para aumentar significativamente a estabilidade e a pontualidade nas operações ferroviárias.

Perspectivas futuras e desenvolvimentos futuros

No norte da Baviera, também existem outros projetos de construção em Bamberg, incluindo renovações e ampliações de pontes ferroviárias e rodoviárias, bem como uma nova paragem “Bamberg-Süd”. O “nó de Bamberg” também será atualizado com a tecnologia mais recente, o que deverá impulsionar ainda mais o transporte público. Particularmente digno de menção é o Franken-Thüringen-Express, que circula a cada 30 minutos entre Nuremberg e Bamberg desde dezembro de 2023.

A nova infraestrutura já está a ter impacto: o número de passageiros na ligação ICE entre Nuremberga e Erfurt triplicou desde 2017. A Deutsche Bahn também está a aumentar o seu serviço entre Nuremberga e Erfurt e utiliza 31 comboios ICE todos os dias, incluindo muitos sprinters, que levam os viajantes rapidamente ao seu destino. Um projeto planejado de túnel para trens de carga em Fürth e a expansão do S-Bahn entre Fürth e Eltersdorf também estão em fase inicial e visam otimizar ainda mais o sistema de estações.

Estes desenvolvimentos mostram claramente que algo está a acontecer na região e que o futuro trará muitas mudanças positivas para os passageiros e viajantes de toda a Baviera!