Munique abre Eisbachwelle: novas regras após acidente fatal de surf

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique reabre a onda de Eisbach com novas regras de segurança após um acidente fatal de surf.

München gibt die Eisbachwelle nach einem tödlichen Surfunfall mit neuen Sicherheitsregeln wieder frei.
Munique reabre a onda de Eisbach com novas regras de segurança após um acidente fatal de surf.

Munique abre Eisbachwelle: novas regras após acidente fatal de surf

O popular Eisbachwelle em Munique está finalmente abrindo novamente suas portas aos entusiastas do surf! Após um trágico incidente fatal ocorrido na noite de 17 de abril de 2025, o prefeito Dieter Reiter (SPD) abriu oficialmente a onda para o surf em 27 de junho de 2025. A cidade de Munique anunciou a liberação por escrito, levantando assim uma proibição temporária de surf que estava em vigor desde o acidente. A medida ocorreu depois que o Ministério Público concluiu a investigação em 23 de junho e não encontrou nenhuma culpa por parte da cidade.

O acidente ocorreu quando um surfista de 33 anos afundou tragicamente enquanto surfava à noite. Apesar dos esforços do companheiro e dos serviços de emergência, a mulher só foi declarada morta no hospital uma semana depois. O incidente ganhou as manchetes e gerou intensa discussão sobre os protocolos de segurança em torno do Eisbachwelle. As circunstâncias exatas que levaram à sua morte não puderam ser esclarecidas de forma conclusiva; Porém, foi revelado que a corda de segurança da surfista ficou presa em sua prancha.

Novas regras de segurança para surfistas

Para evitar futuros acidentes, foram introduzidos novos regulamentos de segurança, que foram desenvolvidos em estreita cooperação com o Grupo de Interesse dos Surfistas de Munique (IGSM). Estas regras são cruciais para uma navegação segura na onda:

  • Surfen ist ausschließlich für erfahrene und körperlich fitte Wellenreiter erlaubt.
  • Surfer müssen in Begleitung eines Partners surfen (Buddy-Prinzip).
  • Die erlaubten Surfzeiten sind von 5:30 bis 22:00 Uhr, um das Risiko von nächtlichen Rettungseinsätzen zu minimieren.
  • Ein selbstöffnender Sicherheitsgurt, auch „Leash“ genannt, ist für alle Surfbretter vorgeschrieben.

A cidade de Munique também anunciou que irá adaptar o decreto geral sobre a utilização da onda e criar um conceito de segurança abrangente. As violações das novas regras podem resultar em multas até 50 mil euros.

O local de surf de Eisbach

Ao longo dos anos, o Eisbachwelle tornou-se um hotspot para surfistas de todo o mundo, atraindo inúmeros turistas e locais que querem colocar à prova as suas habilidades de surf. A onda foi temporariamente fechada com grades e o acesso foi dificultado com barreiras físicas para evitar o surf não autorizado durante a proibição do surf. O prefeito Dominik Krause apelou à comunidade do surf para obter sua compreensão e paciência enquanto a administração municipal analisa as precauções de segurança.

Com a capacidade de oferecer uma experiência emocionante tanto para surfistas profissionais como amadores, o Eisbachwelle continua a ser parte integrante da cena cultural de Munique. No entanto, o seguinte se aplica a todos os surfistas: a segurança é a principal prioridade!

Para mais informações: relatórios BR.de, TZ.de informa, München.de fornece detalhes.