Munique 2036: A candidatura olímpica depende da sustentabilidade e da participação dos cidadãos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique está a planear a sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2036 com foco na sustentabilidade e na participação dos cidadãos. Saiba mais aqui.

München plant die Bewerbung für die Olympischen Spiele 2036 mit Fokus auf Nachhaltigkeit und Bürgerbeteiligung. Informieren Sie sich hier.
Munique está a planear a sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2036 com foco na sustentabilidade e na participação dos cidadãos. Saiba mais aqui.

Munique 2036: A candidatura olímpica depende da sustentabilidade e da participação dos cidadãos!

Munique tem grandes planos: a cidade está se preparando para apresentar uma candidatura para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2036. Como a administração da cidade em um relatório recente anunciado, o conceito intitulado “Munique 20XX” foi aprovado pela Câmara Municipal e recebe o apoio do Estado Livre da Baviera. Mas não é apenas o planeamento que constitui um desafio; A corrida contra outros candidatos, como Berlim, Hamburgo e Reno-Ruhr, também já está a todo vapor.

O foco do projeto é o desenvolvimento urbano sustentável e amigo do clima, que está integrado no conceito. Isto inclui, entre outras coisas, eventos culturais e um referendo que terá lugar no dia 26 de outubro. Os cidadãos têm, portanto, a oportunidade de participar ativamente na aplicação. Haverá inúmeros eventos informativos até então, com o próximo evento planejado para o dia de ação “Esteja lá para Munique” no dia 11 de outubro no Rindermarkt.

Foco na sustentabilidade

Um dos elementos centrais do conceito do aplicativo é a construção de uma Vila Olímpica e Paralímpica que abrigará 16 mil atletas e equipe de apoio. Um verdadeiro deleite: depois dos jogos, a vila será redesenhada como uma área residencial com poucos carros e climaticamente positiva para pelo menos 10.000 pessoas, com 3.500 a 5.000 apartamentos. Isto é feito no espírito de um distrito modelo para construção que economiza recursos e desenvolvimento urbano sustentável. O plano de utilização das instalações desportivas existentes, que serão enriquecidas com adições modernas e áreas temporárias para eventos, também é convincente.

A maioria das competições esportivas acontecerá num raio de 30 quilômetros do Parque Olímpico. Apenas algumas modalidades, como futebol e vela, estão localizadas em locais distantes. Ao projetar o conceito de mobilidade, foram desenvolvidas soluções atraentes: incluindo Pistas Olímpicas sobre trilhos, uma extensão da linha de metrô U4 e conexões abrangentes de ciclo rápido que também levarão a Dachau e Markt Schwaben.

Financiamento e custos

É claro que, ao se inscrever para as Olimpíadas, os custos também devem ser levados em consideração. Na página oficial do aplicativo é encontrado uma lista detalhada dos diferentes tipos de custos. Graças à redução dos requisitos do Comité Olímpico Internacional (COI), os custos totais de candidatura podem ser estimados entre 5 e 8 milhões de euros, o que representa uma grande diferença em relação às fases de candidatura anteriores, que podem custar até 40 milhões de euros. O apoio financeiro virá principalmente do governo federal e do Estado Livre da Baviera.

Uma rubrica importante que não está incluída nos custos da candidatura são os 6,7 milhões de euros estimados para o referendo. De referir ainda que os custos de preparação e implementação dos jogos estão ainda mais discriminados; Aqui o foco está nos custos de eventos e projetos de infraestrutura. Como mostram experiências de outros países – Tóquio 2020 custou cerca de 20 mil milhões de dólares e Paris 2024 cerca de 9 mil milhões de euros – os gastos podem aumentar rapidamente.

Em resumo, com o conceito “Munique 20XX”, Munique não está apenas a perseguir ambições desportivas mais elevadas, mas também a concentrar-se num desenvolvimento urbano sustentável e virado para o futuro. O rumo está traçado, agora o empenho do povo de Munique conta no referendo decisivo.