Turistas na Turquia: a insolvência da Mixx Travel causa caos e custos

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Mixx Travel vai à falência: 1.300 turistas retidos na Turquia e na Grécia. Os hotéis exigem pagamentos adicionais.

Insolvenz von Mixx Travel: 1300 Urlauber in der Türkei und Griechenland gestrandet. Hotels fordern Nachzahlungen.
A Mixx Travel vai à falência: 1.300 turistas retidos na Turquia e na Grécia. Os hotéis exigem pagamentos adicionais.

Turistas na Turquia: a insolvência da Mixx Travel causa caos e custos

No calor do verão, as férias duram muito para muitos, mas nem todos se encontram em situações tão afortunadas. Em 31 de julho de 2025, o operador turístico sueco Mixx Travel entrou com pedido de falência, o que tem consequências fatais para cerca de 1.300 turistas alemães e suecos. Estes turistas estão agora presos na Turquia e na Grécia e têm de lidar com custos imprevistos, uma vez que os fornecedores de hotéis exigem-lhes pagamentos adicionais.

Um exemplo particularmente afetado é a história de Sara Helene Lund-Tønnesen, que relatou a partir de um hotel em Alanya: “Devemos pagar o dobro”. O gerente do hotel, Elvan Gunes, confirmou que o seu hotel não recebeu nenhum pagamento do organizador, tornando a situação ainda mais difícil para os hóspedes. Muitos turistas são forçados a reservar novos voos de regresso porque a companhia aérea Norwegian cancelou todas as reservas da Mixx Travel a partir de 2 de agosto.

Custos de viagem de retorno e compensação

O encargo financeiro é significativo. Steffen Schei disse que teve de arrecadar cerca de 1.700 euros para novos voos para a sua família. O hotel na Turquia também exige que os turistas cuidem da viagem de volta. Para cobrir financeiramente os custos do exercício de repatriamento, as apólices de seguro da empresa devem estar em vigor para cobrir viagens de regresso e possíveis compensações. No entanto, importa referir que os pedidos devem ser apresentados no prazo de três meses após o conhecimento da insolvência.

Desde a falência, a Mixx Travel encerrou imediatamente as operações. Ercan Secilmis, o proprietário, explicou que as viagens vendidas também afectam clientes da Dinamarca, Noruega e Finlândia e lamentam o impacto drástico nos clientes, parceiros e colaboradores. A Mixx Travel fornece garantias no valor de 28,4 milhões de coroas, o que deverá ser potencialmente suficiente para cobrir os custos de repatriamento e pedidos de indemnização dos passageiros retidos. Os clientes são aconselhados a contactar a Kammarkollegiet na Suécia ou a Agência de Defesa do Consumidor na Finlândia para obter mais informações.

Condições climáticas extremas complicam a situação

Para piorar a situação, há uma onda de calor extremo na Turquia, que não só diminui o espírito natalício, mas também leva à escassez de água. Os desafios inesperados decorrentes da falência e do clima quente representam grandes desafios para os turistas afetados. Resta saber como a situação irá continuar, porque para muitos é agora claro que a viagem está longe de terminar.

Para informações e atualizações mais detalhadas, as informações básicas podem ser lidas no Merkur, onde Merkur relata que... e no Sweden Herald, onde Sweden Herald fornece informações.