Difícil, mas justo: o recrutamento é a chave para a nossa segurança?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 22 de setembro de 2025, “Hard but Fair” de Louis Klamroth discutirá o recrutamento e a segurança na Europa com convidados proeminentes.

Am 22. September 2025 diskutiert „Hart aber fair“ unter Louis Klamroth über Wehrpflicht und Sicherheit in Europa mit prominenten Gästen.
Em 22 de setembro de 2025, “Hard but Fair” de Louis Klamroth discutirá o recrutamento e a segurança na Europa com convidados proeminentes.

Difícil, mas justo: o recrutamento é a chave para a nossa segurança?

O último episódio do talk show “Hart aber fair” será transmitido na Erste no dia 22 de setembro de 2025 às 21h. Moderado por Louis Klamroth, o tema explosivo “Guerra na Europa: não há segurança sem serviço militar obrigatório?” discutido. Dado o conflito em curso na Ucrânia e o estado de alerta da OTAN, a conversa torna-se particularmente actual e relevante.

A guerra que a Rússia tem travado contra a Ucrânia há mais de dois anos colocou as questões de segurança na Europa em primeiro plano. O apelo a uma Bundeswehr pronta para a guerra e a necessidade de aumentar a capacidade de defesa da Alemanha estão na sala. As considerações sobre a introdução do serviço militar voluntário também têm sido tema de discussão. A questão está a ser abordada na controvérsia sobre se isto é suficiente ou se é necessário um renascimento do recrutamento, que, segundo as sondagens de opinião, é apoiada por quase um em cada dois alemães, especialmente entre aqueles com mais de 60 anos.

Vários convidados para uma discussão complexa

Os convidados de Louis Klamroth são de primeira classe e diversificados. Entre outros, são esperados Norbert Röttgen, vice-líder do grupo parlamentar da CDU, e Jan van Aken, líder do partido Die Linke. Nicole Schilling, vice-inspetor-geral da Bundeswehr, e o jornalista Özge İnan também estarão presentes. A eles se juntam Carlo Masala, cientista político da Universidade da Bundeswehr em Munique, Annabell Günther, estudante de direito e reservista, e Helena Clear, que está completando um ano social voluntário. Esta ampla gama de perspectivas promete uma discussão animada sobre os desafios e oportunidades da política de segurança alemã.

Após a transmissão, as declarações dos convidados serão aprofundadas em uma análise intitulada “Difícil, mas justo de ir”. Após a empolgação inicial, o público também deverá ter a oportunidade de se aprofundar no tema e tratar dos argumentos.

O papel do recrutamento no debate sobre segurança

As pessoas na Alemanha têm de se perguntar repetidamente: Como podemos garantir a nossa segurança? O fundo especial de mil milhões de dólares para a Bundeswehr tem causado alguma discussão, mas a implementação de estruturas de defesa suficientes permanece obscura. Enquanto o governo federal se prepara para introduzir o serviço militar voluntário no próximo ano, resta saber se isso irá aliviar os défices e receios reais da população ou se é necessário um regresso ao serviço militar obrigatório, que inclui o antigo padrão de reunir todos os homens com 18 anos ou mais. A questão é se o foco não deveria talvez ser num modelo moderno como o da Suécia, onde as mulheres também são examinadas.

O debate sobre dever versus voluntariado é mais emocionante do que nunca. Numa altura em que a segurança se torna cada vez mais importante, o próximo episódio de “Hard But Fair” poderá oferecer insights informativos e surpreendentes sobre as opiniões e argumentos dos convidados.

Se quiser ouvir a discussão novamente, não pode perder as repetições do programa do dia 23 de setembro, às 1h50, na ARD, às 20h30. no tagesschau24 e no dia 24 de setembro às 1h05 no 3sat.

Para mais detalhes sobre os convidados e o tema, recomendamos dar uma olhada nos relatos de SWP e T on-line que fornecem informações abrangentes. A discussão das opiniões atuais sobre o serviço militar obrigatório também é discutida por ZDF seguido.