Solicite verde e esquerda: Aumente o salário mínimo para 15 euros - Aja agora!

Grüne und Linke fordern am 6. Juni 2025 im Bundestag eine Erhöhung des Mindestlohns auf 15 Euro, um Altersarmut zu bekämpfen.
Em 6 de junho de 2025, os verdes e esquerdistas estão pedindo um aumento no salário mínimo para 15 euros no Bundestag, a fim de combater a pobreza da idade. (Symbolbild/MM)

Solicite verde e esquerda: Aumente o salário mínimo para 15 euros - Aja agora!

Am Hart, Deutschland - Um tópico quente no debate político: as verduras e a facção Linke no Bundestag alemão estão pressionando para aumentar o salário mínimo para 15 euros. Hoje, em 6 de junho de 2025, as inscrições correspondentes são discutidas no plenum, a fim de permitir que os trabalhadores vivam sem pobreza. A líder do grupo parlamentar verde Katharina Dröge alertou recentemente que o atual conjunto de 12,82 euros não é suficiente para impedir a pobreza da velha idade. É exatamente aqui que está o núcleo da discussão, porque a iniciativa se destina a garantir que o salário mínimo no futuro esteja acima da linha de pobreza e, portanto, ofereça proteção real para as pessoas que precisam viver em seu trabalho. )

O que o SPD diz? O partido também exigiu um aumento na campanha eleitoral, mas o tópico permanece incerto no acordo de coalizão. Especialmente sob o último governo negro e vermelho, o salário mínimo se tornou repetidamente um ponto de disputa. Enquanto o sindicato enfatiza a independência da Comissão Mínima do Salário, o desejo de um procedimento legal é revelado nas fileiras do SPD. Esta Comissão, ocupada por representantes de funcionários e empregadores, deve se preocupar intensamente com a questão de como o futuro salário mínimo pode se basear na negociação coletiva.

O próximo passo: fortalecendo o salário mínimo

Outro aspecto é que o aumento mínimo mais leve é ​​voltado para a negociação coletiva, mas também com um valor alvo de 60 % do salário médio por funcionários completos. De acordo com um estudo, o salário mínimo pode aumentar até 15,48 euros até 2027. Esta etapa é necessária para não apenas atingir o padrão internacional, mas também para melhorar a qualidade de vida dos destinatários do salário mais baixo. No passado, a Alemanha costumava permanecer por trás desse valor de referência. Atualmente, a próxima decisão do aumento mínimo é esperado até o final de junho de 2025, pelo qual há uma necessidade urgente de ação para atender a esse desenvolvimento. boeckler.de Informações sobre It .

No contexto do setor de baixo salário, pode -se observar que a proporção de funcionários na área de menor renda diminuiu nos últimos anos. De acordo com o Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW), todo sexto funcionário do setor de baixo salário trabalhou em 2022 - um declínio em comparação com mais de 23 % há cerca de 15 anos. Esse desenvolvimento é atribuído principalmente à introdução do salário mínimo estatutário em 2015 e ao seu aumento. No entanto, existem vozes que requerem um ajuste mais rápido. tageschau.de também indica a perspectiva do meio do meio do meio.

Uma perspectiva no futuro

O crescente custo de vida e inflação também são um grande problema. Recomenda -se que os sindicatos negociem salários sobre a taxa de aumento de preços no futuro, a fim de garantir o poder de compra dos funcionários. A influência da inflação na situação financeira das famílias não deve ser subestimada. Também no nível internacional, mostra que a Alemanha está no meio -campo em relação à proporção de salários mínimos no salário médio.

O debate sobre o salário mínimo está longe de terminar. Espera -se que os esforços políticos atuais finalmente sejam um sinal que faça uma diferença real para muitas pessoas - porque o trabalho também deve valer a pena.

Details
OrtAm Hart, Deutschland
Quellen