Munique decide: 66,4% para candidatura olímpica – mas os obstáculos permanecem!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique votará a favor da candidatura olímpica em 29 de outubro de 2025. Detalhes sobre obstáculos e referendos na região.

München stimmt am 29. Oktober 2025 für Olympia-Bewerbung. Details zu Hürden und Bürgerentscheiden in der Region.
Munique votará a favor da candidatura olímpica em 29 de outubro de 2025. Detalhes sobre obstáculos e referendos na região.

Munique decide: 66,4% para candidatura olímpica – mas os obstáculos permanecem!

Hoje, 29 de outubro de 2025, a cidade de Munique votou com uma impressionante maioria de 66,4 por cento para se candidatar à sede dos Jogos Olímpicos. Desta forma, a capital bávara mostra que o futuro desportivo é importante para ela. No entanto, ainda não está claro se os Jogos serão realizados em Munique em 2036, 2040 ou 2044, pois ainda existem alguns obstáculos que precisam ser superados. O primeiro-ministro Markus Söder afirmou que pretende aumentar a pressão sobre a Confederação Alemã de Desportos Olímpicos (DOSB) para se chegar a uma decisão rápida. Relatórios de Mercúrio que Munique deve primeiro aguardar decisões de outras regiões que também fazem parte da candidatura.

Uma olhada no cronograma mostra que já estão sendo preparados referendos em outras cidades. Em Augsburg, por exemplo, está a ser realizado um inquérito online, enquanto em Kiel um processo de tomada de decisão está agendado para 19 de abril de 2026. Outros referendos também estão planeados na região do Reno-Ruhr e em Hamburgo. As coisas ficarão emocionantes em 6 de dezembro de 2025, quando os critérios finais de avaliação do DOSB serão discutidos em Frankfurt am Main. Por último, o COI também é chamado, razão pela qual o DOSB entrará num “diálogo contínuo” com o Comité Olímpico Internacional no final de Novembro de 2025.

O desafio do planejamento

Além da aprovação política, Munique também está trabalhando intensamente no refinamento do conceito de aplicação. O foco aqui está nos locais de competição, instalações de treinamento e projetos de desenvolvimento urbano, que serão cruciais para o sucesso da candidatura. Mas a concorrência nunca dorme. Países como o Catar, a Índia, algumas nações africanas e Madrid já demonstram interesse nos Jogos Olímpicos de 2036. A decisão final sobre qual local a Alemanha representará será tomada em setembro de 2026, e os preparativos estão a todo vapor.

Continua sendo emocionante ver como as coisas irão evoluir. Os cidadãos de Munique enviaram um sinal forte com o seu voto claro, mas ainda será necessário muito empenho e trabalho em equipa para superar os desafios que temos pela frente. O interesse pelos Jogos Olímpicos não tem apenas dimensões desportivas, mas também dimensões sociais e económicas que poderão ter um impacto duradouro na vida quotidiana da cidade.