Corpus Christi em Munique: procissão e desvios de ônibus no feriado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Corpus Christi, 17 de junho de 2025, haverá restrições nas rotas de ônibus em Maxvorstadt devido a uma procissão.

Am Fronleichnam, dem 17. Juni 2025, gibt es in der Maxvorstadt Einschränkungen bei Buslinien aufgrund einer Prozession.
Em Corpus Christi, 17 de junho de 2025, haverá restrições nas rotas de ônibus em Maxvorstadt devido a uma procissão.

Corpus Christi em Munique: procissão e desvios de ônibus no feriado!

Na quinta-feira, 17 de junho de 2025, a comunidade católica da Baviera celebrará a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecida como Corpus Christi. Esta festa tem uma longa tradição que remonta ao século XIII e está ancorada na diocese de Liège desde 1246. Em 1264, o Papa Urbano IV marcou a data da segunda quinta-feira depois de Pentecostes, o que levou ao estabelecimento de numerosas celebrações e procissões nos séculos seguintes. Os desfiles e costumes festivos, como o uso de vestidos brancos pelas jovens, são particularmente difundidos no sul da Alemanha, e em Munique este dia também é celebrado com uma procissão, que é um destaque importante do ano eclesial para muitos fiéis. No entanto, mesmo Martinho Lutero não conseguiu aceitar a reificação do corpo e do sangue de Cristo, o que fez de Corpus Christi um marco denominacional.

A tradicional procissão em Munique começa após uma missa festiva com o Cardeal Mark na Marienplatz e leva até Ludwigskirche e volta. Uma observação importante para todos que desejam participar desta celebração: devido à procissão, haverá amplas restrições nas rotas de ônibus no centro da cidade. Como relata tz.de, essas restrições são esperadas entre 5h e por volta das 15h, especialmente perto de Ludwigstrasse e Odeonsplatz.

Desvios e mudanças de parada

Haverá mudanças imediatas nas linhas de ônibus 58 e 68, pois serão redirecionadas entre Giselastraße e Pinakotheken. Paradas como Georgenstrasse, Siegestor, Universität, Amalienstrasse e as populares paradas em Maxvorstadt não estão mais disponíveis. Na direção de Ostbahnhof, a parada Pinakotheken será transferida para a parada do bonde 27 na direção de Petuelring.
A rota de ônibus 100 será redirecionada através do túnel Altstadtring entre 8h e 11h30. Entre outras coisas, as paradas Königstraße e Odeonsplatz não estão mais disponíveis aqui.
A linha de ônibus 153 tem trajeto encurtado, o que faz com que as paradas próximas à universidade não sejam mais atendidas.
A situação é semelhante com a linha de ônibus 154, que também não atende paradas em Maxvorstadt.

Esses desvios são resultado direto da procissão, que, como aponta a Arquidiocese de Munique, não passa mais pela Ludwigstrasse há vários anos, mas se transforma na Brienner Strasse em Feldherrnhalle. Esta rua tem grande significado histórico, pois representou uma importante ligação entre a residência e o Palácio de Nymphenburg durante a era Wittelsbach.

Corpus Christi em um contexto mais amplo

Corpus Christi, que é comemorado como feriado em vários estados federais, como a Baviera, mudou enormemente nos últimos séculos. As profundas raízes religiosas, que remontam ao primeiro Concílio de Trento, no século XVI, moldaram o curso das celebrações. Nas cidades maiores, como Munique, as tradições variadas e o clima festivo do Dia de Corpus Christi podem ser sentidos na cidade.
Algumas regras agrícolas afirmam que um dia claro em Corpus Christi indica um bom ano. Essas crenças populares conferem ao dia um caráter adicional de charme.

Nos próximos anos, Corpus Christi continuará a ser um elemento central na vida eclesial das comunidades da Baviera. As próximas datas após 2025 são 19 de junho de 2026 e 27 de maio de 2027, conforme pode ser encontrado em ferien-deutschland.de.